Banner 1 728x90

Enem 2023: segunda etapa da prova neste domingo deve reunir mais de 21 mil estudantes do Alto Tietê

.

Por G1 em 11/11/2023 às 09:33:28
Número de inscritos este ano cresceu 29,41% em relação ao ano passado. Alunos do Alto Tietê fazem a primeira prova neste domingo

Yasmin Castro/G1

Neste domingo (12), os estudantes do Alto Tietê realizam o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Nesta etapa os candidatos vão responder a questões de matemática e ciências da natureza.

? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp

Em ciências da natureza e suas tecnologias são 45 questões e outras 45 questões de matemática e suas tecnologias. O exame inicia às 13h30 e vai até as 18h30. Nos dois dias, os portões dos locais de prova são fechados às 13h

O resultado está previsto para 16 de janeiro de 2024. A divulgação do gabarito oficial deve sair em 24 de novembro.

Vale destacar que os candidatos não conseguem, a partir do gabarito, calcular suas notas, pois o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utiliza um método diferente para o cálculo da nota, que é a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Número de candidatos no Alto Tietê

Neste ano, um total de 21.413 candidatos da região estão inscritos para prestar o Enem, de acordo com o Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em pelo menos cinco cidades da região, os estudantes vão ter gratuidade no transporte público.

O número de inscritos para fazer a prova aponta um crescimento de 29,41% na comparação com o total de candidatos do ano passado. Em 2022, o Alto Tietê teve 16.546 inscritos no Enem.

De acordo com a determinação do Inep, os portões dos locais de prova abrem às 12h, e fecham às 13h. O exame começa às 13h30.

O Inep destaca que é proibida a entrada do participante no local de provas após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção à covid-19, nos estados ou municípios onde o uso da máscara em local fechado seja obrigatório por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.

Enem 2023: veja 5 dicas do que fazer na véspera da prova

De acordo com os dados do Inep, a cidade da região com o maior número de inscritos é Mogi das Cruzes. O município tem 6.712 inscritos. Já o menor número está em Santa Isabel com 772 inscritos.

Cuidados

Antes de entrar na sala onde vai fazer a prova, o estudante recebe um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. Guarde o envelope abaixo da carteira, com eletrônicos desligados.

Caso não siga as orientações e seja flagrado com qualquer um dos itens que deveria estar no envelope, o candidato pode ser eliminado. (confira abaixo o que deve ser colocado no envelope)

O que levar no dia da prova

Obrigatório

Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Documento de identificação válido, físico ou digital.

Aconselhável

Cartão de Confirmação de Inscrição;

Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).

Itens que devem estar no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas

Declaração de Comparecimento impressa.

Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.

Livros, manuais, impressos, anotações.

Protetor auricular.

Relógio de qualquer tipo.

Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar.

Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.

Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Assista a mais notícias

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários