Banner 1 728x90

'Legado extraordinário': famosos prestam homenagens a Carlos Lyra

.

Por G1 em 16/12/2023 às 11:51:30
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O cantor e compositor da bossa nova morreu aos 90 anos na madrugada deste sábado. Carlos Lyra

Reprodução / Facebook Carlos Lyra

Personalidades da música e da política prestam suas homenagens ao cantor e compositor Carlos Lyra, um dos grandes nomes da bossa nova, que faleceu na madrugada deste sábado (16), aos 90 anos.

Gilberto Gil usou sua página em uma rede social para dizer que Lyra "nos deixa com um legado extraordinário". O cantor afirmou que está "triste com a notícia da partida" e publicou um vídeo cantando a música "Saudade fez um Samba", de composição de Lyra e Ronaldo Bôscoli.

A deputada federal e baterista Jandira Feghali escreveu que o "Brasil amanheceu menos musical hoje" e destacou que Lyra "fez música para teatro e cinema e aplicou consciência social em diversas de suas canções".

"Seu nome está escrito na história da Música Popular Brasileira, eternizada em clássicos como 'Você e Eu', 'Coisa mais Linda', 'Influência do Jazz', 'Maria Moita' e tantas outras. Obrigado por tanto, Carlinhos. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs", publicou Jandira.

O ex-ministro da Cultura Roberto Freire destacou que Lyra foi "um dos mais importantes representantes do culturalmente belo e marcante da nossa nacionalidade, o movimento musical da bossa nova" e parafraseou uma de suas composições dizendo que "a saudade fará um samba em seu lugar".

O que se sabe até agora

A informação da morte de Carlos Lyra foi confirmada pela família.

Segundo a mulher dele, Magda Pereira Botafogo, o compositor de 90 anos foi internado com um quadro de febre na quinta-feira (14) no Hospital da Unimed, na Barra da Tijuca. Após alguns exames, foi detectada uma bactéria. A causa da morte não foi confirmada.

Ainda não há informações sobre o velório e o enterro.

Autor de sucessos como 'Coisa mais linda', 'Minha namorada', 'Primavera', 'Sabe você' e 'Você e eu', Lyra era um dos melodistas mais inspirados da música brasileira em todos os tempos.

Revelado em disco na voz de Sylvia Telles (1935 – 1966), cantora que gravou Menino em 1956, Lyra foi um dos compositores do movimento rotulado como bossa nova.

Além de músico consagrado, o melodista carioca também desempenhou um papel fundamental na difusão da cultura brasileira. Lyra foi um dos responsáveis por fundar o Centro Popular de Cultura, o CPC, da União Nacional dos Estudantes, em 1961.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários