Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1 - Pop & Art

Luz da estrela Elis Regina brilha mais uma vez em single com arranjo inédito da canção "Para Lennon e McCartney"

.


Feita com IA a partir de áudio de 1976, a restauração da voz da cantora é primorosa e valoriza a gravação que será lançada em 10 de maio. Capa do single 'Para Lennon e McCartney', de Elis Regina

Divulgação / SGC Design

Resenha de single

Título: Para Lennon e McCartney

Artista: Elis Regina

Composição: Lô Borges, Marcio Borges e Fernando Brant (1970)

Edição: Trama / ONErpm

Cotação: ? ? ? ? 1/2

? Em 1984, o Brasil amenizou a saudade que sentia de Elis Regina Carvalho Costa (17 de março de 1945 – 19 de janeiro de 1982), cantora então morta há dois anos, com a edição do LP Luz das estrelas, álbum póstumo idealizado por Max Pierre com gravações inéditas arranjadas a partir de áudios dos registros feitos pela artista em 1976 para especial da TV Bandeirantes.

A faixa que abria o álbum era Para Lennon e McCartney (Lô Borges, Marcio Borges e Fernando Brant), composição emblemática do Clube da Esquina apresentada ao Brasil em 1970 na voz de Milton Nascimento. Coube a Wagner Tiso, maestro do movimento mineiro, arranjar Para Lennon e McCartney em 1984 a partir do áudio com a voz de Elis.

Decorridos 40 anos, esse mesmo registro de Para Lennon e McCartney captado em 1976 gera single com arranjo inédito do pianista Marcelo Maita.

Com produção musical de João Marcello Bôscoli, filho mais velho da cantora, o single Para Lennon e McCartney aterrissa nos players de áudio em 10 de maio, quase dois meses após ter sido lançado por emissora de rádio de São Paulo. A voz de Elis brilha com a restauração feita por Ricardo Camara nos Estúdios Trama NaCena com recursos de inteligência artificial (Camara também mixou e masterizou o fonograma).

Com os toques dos músicos Conrado Goys (guitarra), Daniel de Paula (bateria), João Marcello Bôscoli (synth e percussão), Marcelo Maita (piano e synth analógico) e Robinho Tavares (baixo), Elis dá o recado dos mineiros para John Lennon (1940 – 1980) e Paul McCartney em gravação que evidencia o canto preciso da artista sem cair na tentação de soar moderna.

A gravação de 2024 está no mesmo ótimo nível do registro de 1984. Só que evidentemente os recursos tecnológicos de estúdio avançaram muito em 40 anos, dando a sensação de que a gravação de Para Lennon e McCartney poderia ter sido feita por Elis na semana passada.

Mais do que o arranjo, a voz imortal de Elis Regina é que brilha neste single que, mesmo sendo apenas parcialmente inédito, vai emocionar os seguidores da cantora, eterna saudade do Brasil.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!