Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Há a possibilidade de ex-CEO das Americanas ser extraditado ao Brasil, diz diretor-geral da PF

Diretor da PF falou como foi a operação que prendeu Miguel Gutierrez, ex-CEO das Lojas Americanas, na Espanha.


Foto: O Globo
Diretor da PF falou como foi a operação que prendeu Miguel Gutierrez, ex-CEO das Lojas Americanas, na Espanha. O diretor-geral da PF, André Rodrigues, disse que há possibilidade do ex-CEO das Lojas Americanas, Miguel Gutierrez ser extraditado ao Brasil. O executivo foi preso nesta sexta-feira (28) em Madrid, na Espanha.

Rodrigues está em Lisboa, em Portugal, conversando com as autoridades para estabelecer a cooperação internacional para encontrar a ex-diretora das Americanas, Anna Christina Ramos Saicali, que segue foragida.

Miguel Gutierrez vive na Espanha desde que o escândalo da Americanas estourou, em janeiro de 2023. Ele tem cidadania espanhola. O diretor-geral diz que a PF afirmou que trabalha para agilizar o processo para extraditá-lo ao Brasil.

"O Brasil vai respeitar a soberania espanhola e espera que os tramites sigam o caminho o mais brevemente possível", disse.

A defesa de Gutierrez foi procurada, mas não se manifestou até a última atualização desta reportagem.

A prisão do ex-CEOfoi publicada em primeira mão pelo Blog da Malu Gaspar, do jornal O Globo.

A Polícia Federal (PF) deflagrou na quinta-feira (27) a Operação Disclosure, contra as fraudes contábeis nas Lojas Americanas que, segundo as investigações, chegaram a R$ 25 bilhões. Foram expedidos mandados de prisão contra Gutierrez e Anna Christina.

Os nomes dos dois chegaram a ser incluídos na Difusão Vermelha da Interpol, a lista dos mais procurados do mundo.

Ainda não há informações sobre para qual prisão Gutierrez foi levado. Segundo a Polícia Federal brasileira, ele foi localizado pelo Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), que fica localizado na Superintendência da PF, no Rio de Janeiro.

O CCPI é uma unidade que promove a articulação entre diversas instituições policiais e atua em países como: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Paraguai, Peru e Uruguai.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!