Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Sucessão na Câmara: próximo de Lira, Elmar Nascimento deve assumir liderança de maior bloco da Casa em agosto

.


Grupo reúne 161 deputados e oito partidos; aliados dizem que cargo é sinal de que nome está crescendo. Segundo maior bloco têm dois partidos que também devem se lançar na disputa. Nome mais próximo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na disputa para a sucessão ao cargo, o deputado Elmar Nascimento (União-BA) deve assumir em agosto a liderança do chamado "blocão do Lira", o maior da Casa.

Próximo de Arthur Lira, Elmar Nascimento (União-BA) é provável candidato à presidência da Câmara dos Deputados em 2025.

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A informação foi confirmada por aliados de Elmar e por parlamentares que fazem parte do bloco.

Formado por oito partidos – União Brasil, Progressistas, a federação PSDB-Cidadania, PDT, Avante, Solidariedade e PRD – o bloco reúne 161 deputados.

Aliados do deputado dizem que o cargo funciona como mais um gesto de que seu nome está crescendo na disputa e é lido como um sinal de que as siglas que integram o grupo devem apoiá-lo.

Até agora, o deputado conseguiu "furar a bolha" do próprio partido e ganhou a sinalização de apoio de duas siglas da base governista: o PDT (que também faz parte do bloco) e o PSB.

Neste último, a orientação veio após o União decidir apoiar dois nomes do PSB nas eleições municipais: o de Duarte Jr., pré-candidato à prefeitura de São Luiz (MA), e o de João Campos, que tenta a reeleição em Recife.

O rodízio da liderança do bloco é feito a cada dois meses. Alguns deputados lembram que, de agosto a setembro, a Câmara deve funcionar pouco e, neste período, a liderança do bloco não deve interferir na eleição para a presidência.

Mas há quem diga que Elmar pode se manter como líder até o início de fevereiro, quando haverá a eleição para a Mesa Diretora. O período de liderança ainda não foi definido, segundo parlamentares do bloco.

Expectativa é de pouco funcionamento na Câmara no período de agosto a setembro, em decorrência das eleições municipais.

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Resistências

O nome de Elmar ainda sofre resistências dentro da bancada da Bahia e dentro do próprio União Brasil – partido que, nos bastidores, ganhou o apelido de "Desunião Brasil" pelas divergências internas.

Alguns governistas também resistem ao nome de Elmar, já que o União Brasil é visto como um partido independente e não necessariamente fiel ao governo.

Entre os candidatos, Elmar é visto como o nome de perfil mais parecido com o do atual presidente da Câmara. Em entrevista à GloboNews nesta sexta-feira (19), Lira disse que vai oficializar o nome de quem apoiará na sucessão em agosto (veja abaixo a íntegra da entrevista).

Em Ponto entrevista: Arthur Lira

Outros candidatos

O segundo maior bloco da Casa, que tem 147 deputados, reúne dois partidos que também devem lançar nomes na disputa: o Republicanos, que deve lançar o deputado Marcos Pereira (SP), e o PSD, que deve lançar Antônio Brito (BA). Brito, aliás, é o atual líder do bloco.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!