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Como os eleitores que se informam pelas redes sociais dizem que vão votar em SP, Rio, BH, Fortaleza e Recife, segundo a Quaest

Veja os percentuais na pesquisa geral e entre os eleitores que se informam sobre política pelas redes sociais.

Por G1 em 13/09/2024 às 13:56:29
Foto: G1 - Globo

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Veja os percentuais na pesquisa geral e entre os eleitores que se informam sobre política pelas redes sociais. As redes sociais são, junto com a TV, o principal meio de informação sobre política dos eleitores de Belo Horizonte, Recife e São Paulo, segundo a última rodada de pesquisas Quaest nessas capitais, divulgada na quarta (11). Em Fortaleza, são a principal e, no Rio de Janeiro, a 2ÂȘ maior (atrás da TV).

"Compreender o papel das redes sociais em campanhas eleitorais e em outras áreas de comunicação não se limita a ver essas plataformas como uma extensão dos meios tradicionais, mas a reconhecer sua capacidade de moldar relações, conversas e engajamento de forma inédita, impactando diretamente resultados eleitorais, comportamentos de consumo e percepções institucionais", afirma a cientista política Katia Saisi.

Leia também: O que aconteceu com as disputas eleitorais em SP, Rio, BH, Fortaleza e Recife após o início da propaganda na TV, segundo a Quaest

Veja, abaixo, os desempenhos dos candidatos entre os eleitores que se informam principalmente sobre as redes sociais. Atenção: as margens de erro nesses segmentos são maiores que na pesquisa geral.

São Paulo

Na pesquisa geral, há um empate técnico triplo na primeira posição, segundo a Quaest: Ricardo Nunes (MDB) tem 24%, Pablo Marçal (PRTB), 23%, e Guilherme Boulos (PSOL), 21% (a margem de erro é de 3 pontos) .

Entre os eleitores que se informam mais pelas redes sociais, Marçal (que tem 11% entre os eleitores que se informam pela TV) lidera com 46% das intenções de voto. Boulos tem 18%, e Nunes, 17%, em empate técnico. A margem de erro é de 5 pontos percentuais no segmento.

Já entre os eleitores que se informam principalmente pela TV, Nunes, que tem maior tempo de propaganda eleitoral gratuita (65% do total, ou 6 minutos e 30 segundos), lidera com 34% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, feita antes do início da propaganda eleitoral gratuita, ele estava com 24%, empatado tecnicamente com Boulos e Datena no segmento (a margem de erro é de 5 pontos).

"Nunes, com maior tempo de TV, atingiu um público que consome mais mídia tradicional e formal. Esse público pode ser mais influenciado por mensagens diretas e bem produzidas na TV [...] a crescente influência das fake news nas redes sociais pode estar prejudicando a imagem de Boulos, enquanto Marçal pode estar capitalizando sobre o engajamento gerado por tais notícias falsas", afirma Saisi. Em 30 de agosto, Marçal foi multado em R$ 30 mil por mentir sobre Boulos.

Rio de Janeiro

Na pesquisa geral, Eduardo Paes (PSD) lidera com 64% das intenções de voto, seguido de Alexandre Ramagem (PL), com 13%.

Entre os eleitores que se informam pelas redes sociais, a vantagem de Paes sobre Ramagem é de 41 pontos: 59% a 18%.

Entre os eleitores que se informam principalmente pela televisão, a vantagem de Paes sobre Ramagem é de 64 pontos (72% contra 8%) - os dois candidatos têm praticamente o mesmo tempo de propaganda eleitoral gratuita.

Belo Horizonte

Mauro Tramonte (Republicanos) lidera na pesquisa geral da capital mineira com 27%. Na sequência, empatados tecnicamente, estão Fuad Noman (PSD), 20%, e Bruno Engler (PL), 16%.

Entre os que se informam principalmente pelas redes sociais, Engler tem 26% e Tramonte, 25%, em empate técnico. Noman tem 13%, empatado tecnicamente no limite da margem de erro (que é de 6 pontos) com Tramonte (mas não com Engler) e com Duda Salabert, que tem 14% (na pesquisa geral ela tem 11%).

Na TV, Engler, que tem o maior tempo de propaganda eleitoral (2 minutos e 43 segundos), tem 7% das intenções de voto, abaixo de Tramonte, que tem 50 segundos e registrou 34% (uma queda ante os 47% da pesquisa anterior ao início da propaganda eleitoral) e que os 28% de Noman, que tem o 2Âș maior tempo. A margem de erro é de 5 pontos.

Fortaleza

A pesquisa desta quarta-feira (11) mostrou que Capitão Wagner (União Brasil) caiu para 24% nas intenções de voto, empatando tecnicamente com Evandro Leitão (PT) e com André Fernandes (PL), que cresceram de 14% para 21%, e com José Sarto (PDT), que oscilou negativamente, de 22% para 18%.

Entre os eleitores que se informam pelas redes sociais, Fernandes (PL) oscilou 10 pontos para cima, no limite da margem de erro (que é de 5 pontos), para 30%, ainda em empate técnico mas agora numericamente à frente de Wagner (União Brasil), que oscilou para baixo, de 29% para 24%.

Evandro (PT) oscilou positivamente no segmento, de 13% para 16%, e passou a também empatar tecnicamente com Wagner e também com Sarto, que oscilou para baixo de 22% para 19% no segmento.

Já entre os eleitores que se informam pela TV, Evandro (PT) tem 30%, empatado tecnicamente com Wagner, que tem 25% no segmento (a margem de erro é de 5 pontos). O petista tem metade de todo o tempo de propaganda destinado aos candidatos (5 minutos e 1 segundo) e o candidato do União Brasil tem pouco mais de 1/5 disso (1 minuto e 14 segundos). Sarto (PDT) tem 17% e Fernandes (PL) 12% no segmento.

Recife

Na pesquisa geral, João Campos (PSB) lidera com 76% das intenções de voto. Daniel Coelho (PSD) e Gilson Machado (PL) têm 6%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os eleitores que se informam mais pelas redes sociais, Campos (PSB) segue à frente, com 75%, Machado (PL) tem 10%, e Coelho, 6%, empatados tecnicamente. A margem de erro é de 6 pontos.

Entre os eleitores que se informam pela TV, Campos tem 81% e Coelho, 6%. Machado e Portela não atingiram 5% no segmento. A margem de erro é de 5 pontos.

A Quaest mediu desempenho de cada candidato de acordo com a principal fonte de informação sobre política.

Metodologias

São Paulo - A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo SP-09089/2024. O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre 8 e 10 de setembro. O nível de confiança é de 95%.

Rio de Janeiro - A pesquisa entrevistou presencialmente 1.140 eleitores de 16 anos ou mais no Rio, entre 8 e 10 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada com o número: RJ-05862/2024. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos.

Belo Horizonte - A pesquisa, contratada pela TV Globo, ouviu 1.002 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 8 a 10 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado junto ao TSE sob o número MG-08280/2024.

Fortaleza - A pesquisa Quaest foi encomendada pela TV Verdes Mares. Para esta pesquisa, o instituto ouviu 900 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 8 e 10 de setembro. O nível de confiança é de 95%, o que significa que se forem realizadas 100 pesquisas nas mesmas condições, 95 delas trarão o mesmo resultado considerando a margem de erro.

Recife - A pesquisa Quaest ouviu 900 eleitores na capital pernambucana, entre os dias 8 e 10 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e registrado na Justiça Eleitoral sob o nÂș PE-06977/2024.
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