Banner 1 728x90

Trump diz que 'há uma chance' de que tarifas substituam o Imposto de Renda nos EUA

.

Por G1 em 15/04/2025 às 19:43:32
Presidente citou a legislação do país no século 19 e afirmou que os EUA eram 'mais ricos' quando as tarifas alfandegárias eram a 'única fonte de dinheiro'. Trump diz que há uma 'chance' de que tarifas substituam o Imposto de Renda nos EUA.

Reprodução/Fox Noticias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que "há uma chance" de que as tarifas substituam o Imposto de Renda (IR) pago pelos norte-americanos. A afirmação foi feita em entrevista gravada, que foi ao ar na Fox News na tarde desta terça-feira (15).

"Há uma chance de que o dinheiro das tarifas seja tão grande que possa substituí-lo [o IR]. Nos velhos tempos, como de 1870 a 1913, as tarifas alfandegárias eram a única fonte de dinheiro. E foi quando nossa nação era relativamente a mais rica. Éramos os mais ricos", disse Trump.

Trump sugeriu durante a conversa que a aplicação de tarifas no século passado não agravou a Grande Depressão (também conhecida como Crise de 1929), período marcado por uma grave recessão econômica global.

Diante do atual tarifaço de Trump, especialistas têm relembrado uma tentativa de aplicação de tarifas em 1930 — semelhante ao anunciado pelo republicano —, que agravou a crise financeira naqueles anos.

"Adoram culpar as tarifas pela Grande Depressão. Mas a Grande Depressão chegou antes de imporem as tarifas", declarou Trump durante a entrevista.

Neste mês, os mercados ficaram em polvorosa por conta do tarifaço anunciado pelo líder norte-americano e da escalada da guerra comercial entre EUA e China. O receio de uma recessão econômica fez bolsas globais derreterem, incluindo as dos EUA, Ásia e Europa.

Apesar disso, o republicano afirmou que os EUA podem arrecadar "centenas de trilhões de dólares" no período de um ano com as taxas aplicadas sobre produtos importados de outros países.

Segundo Trump — que não revelou detalhes ou apresentou dados concretos sobre os números —, esses valores seriam referentes aos dias em que as chamadas tarifas recíprocas de 10% a 50% sobre mais de 180 países permaneceram em vigor, antes da "pequena pausa" que fez nas taxas.

"Estávamos ganhando US$ 2 trilhões ou US$ 3 trilhões por dia. Nunca tínhamos ganhado dinheiro desse jeito", disse. "[Isso foi] antes de eu dar uma pequena pausa para dar uma desacelerada. Porque, você sabe, é uma transição. Você precisa ter um pouco de flexibilidade."

Foi em 9 de abril, uma semana após o tarifaço, que o republicano anunciou a suspensão nas taxas. Ele reduziu a 10% as tarifas recíprocas sobre todos os países da lista, pelo período de 90 dias. A exceção ficou com a China, que enfrenta taxas de 145%.

Donald Trump

REUTERS/Nathan Howard

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários