Banner 1 728x90

Ufes vai exigir comprovante de vacinação para estudantes no retorno das aulas presenciais

Por G1 em 31/03/2022 às 11:38:25
Aulas começam em 18 de abril e alunos devem incluir no Portal do Aluno, no período de 4 a 8 de abril, o comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 ou a justa causa para não vacinação relacionada à saúde. Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória

Luciney Araújo/TV Gazeta

As aulas presenciais na Unidade Federal do Espírito Santo (Ufes) serão retomadas no dia 18 de abril, e para acessar os campi, estudantes devem apresentar o comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 ou justificar a não vacinação, caso ela tenha acontecido por motivo de saúde.

Os dados devem ser incluídos no Portal do Aluno, entre os dias 4 e 8 de abril, mesmo prazo da solicitação de matrícula para o semestre letivo 2022/1.

De acordo com a Ufes, a justificativa para a não vacinação deve ser feita por meio da apresentação de atestado médico que expressamente contraindique a vacinação.

As aulas presenciais na Ufes foram suspensas em março de 2020 em função da pandemia. Em setembro do ano passado, aulas em formato híbrido foram autorizadas.

A exigência da comprovação do esquema vacinal completo contra a Covid-19 para a realização da matrícula e o acesso dos estudantes às dependências da universidade foi uma das medidas definida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em sessão realizada no dia 15 de março.

Aulas presenciais na Unidade Federal do Espírito Santo (Ufes) serão retomadas no dia 18 de abril

Orientações enviadas aos estudantes

Em ofício encaminhado aos estudantes nesta semana, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade informou que aqueles que não apresentarem nem a justa causa para não vacinação não poderão solicitar matrícula em disciplinas e podem trancar o curso.

"Durante o processamento das solicitações de matrículas, o Portal do Aluno não estará disponível para inclusão dos documentos. Porém, após o término do processamento, o sistema será reaberto, podendo os estudantes, após inserir o comprovante ou a justa causa, solicitar matrícula na fase de reajuste (segunda etapa), conforme data prevista no calendário acadêmico", divulgou a Ufes.

Alunos que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 foram orientados a procurar um posto de vacinação para completar a imunização.

"Estudantes que tenham recebido a primeira dose, mas ainda não podem receber a segunda, poderão incluir no Portal o comprovante da primeira dose, lembrando que o comprovante da segunda dose será exigido posteriormente", disse trecho da nota da Ufes.

Os que foram vacinados com a dose da vacina Janssen também devem buscar um posto de vacinação para receber segunda dose, de acordo com a Ufes.

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários