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G1 - Educação

66% dos diretores de escolas públicas acreditam que o cargo deveria ser ocupado após múltiplas etapas de seleção


Enquanto a maior parte dos gestores são indicados ao cargo pelas secretárias de educação, apenas 5% dos entrevistados acreditam que o método é o mais indicado. Pesquisa foi realizada pelo Datafolha. Cerca de 66% dos diretores de escolas públicas do país acreditam que o gestor escolar deveria ser escolhido em múltiplas etapas de seleção. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido do Todos Pela Educação e Itaú Social, divulgada nesta quarta-feira (8).

46% dos entrevistados acreditam que a melhor maneira de escolher um diretor é por meio de uma certificação dos candidatos pela secretaria de educação municipal ou estadual, combinada com consulta à comunidade escolar. Outros 22% disseram que o cargo deveria ser ocupado após um processo seletivo com análise de currículo, avaliações e entrevistas.

15% dos diretores responderam à pesquisa, afirmando que o concurso público é o melhor método de seleção, 11% disseram que a escolha deveria ser feita unicamente por consulta à comunidade escolar e 5% disseram que a indicação deve ser feita unicamente pela secretaria de educação. 1% dos entrevistados disse que seleção poderia ser de outra maneira.

De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mais da metade dos diretores de escolas públicas sejam designados apenas por indicação da secretaria de educação, sem considerar critérios técnicos.

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Os entrevistados também consideraram que o processo de seleção para a gestão escolar deveria considerar a competência dos candidatos. 93% dos diretores concordam totalmente ou em parte com a afirmação.

Gabriel Corrêa, líder de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, defende que o cargo de diretor demanda profissionais bem preparados para cumprir a função altamente complexa.

"Critérios técnicos precisam ser considerados nessa escolha, como as próprias diretoras e diretores brasileiros afirmam. Junto a isso, investir na formação e ampliar o apoio dado à gestão escolar são medidas cruciais para a melhoria da qualidade do ensino público”, diz.

Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social, concorda. "Dirigir uma escola é gerir uma organização extremamente complexa. Além da seleção com base em critérios técnicos, é preciso que as secretarias de Educação preparem, acompanhem seu desempenho e assegurem que o incremento salarial associado ao cargo de direção seja compatível”.

Além disso, 27% dos gestores acreditam que a formação acadêmica na graduação ou pós graduação foi útil na preparação para o cargo. 44% disse concordar parcialmente com a afirmação, enquanto 16% e 12% discordaram em parte ou totalmente, respectivamente.

O levantamento foi feito com 418 diretores de escolas públicas dos níveis fundamental e médio. As entrevistas foram feitas por telefone entre 7 e 10 de fevereiro com gestores de todo Brasil.

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