Banner 1 728x90

Como surgiu o empreendedorismo? Especialistas explicam

Por G1 em 15/06/2022 às 08:14:19
Termo surgiu com o início da industrialização e ganhou força com o teórico Joseph Schumpeter. Empreendedorismo

Pexels

A história do empreendedorismo se confunde com a história do próprio homem, pois acredita-se que o “comportamento empreendedor” sempre existiu e que foi ele que impulsionou a sociedade a criar, construir e evoluir.

Entretanto, a utilização do termo empreendedorismo é mais recente. Ele surgiu no século XVII com o início da industrialização no mundo. Com a mudança do sistema econômico, os "empreendedores" passaram a se distinguir dos "fornecedores de capital", chamados de capitalistas.

LEIA TAMBÉM:

O que é empreendedorismo?

O que é empreendedorismo feminino?

O que é empreendedorismo digital?

O que é intraempreendedorismo?

Enio Costa, gerente de relacionamento do Sebrae, explica que, na época, essas pessoas firmaram contratos com os órgãos governamentais para introduzir novos produtos no mercado com seus próprios planos de negócios e investimentos, sem a participação de agentes capitalistas.

“Com o passar do tempo, o empreendedorismo foi se desenvolvendo e colaborando com o desenvolvimento econômico mundial pela transformação criativa de recursos em negócios lucrativos”, explica Enio.

Edson Barbero, professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), acredita que o termo passou a ser mais usado a partir do século XX. Segundo ele, o teórico austríaco Joseph Schumpeter foi o primeiro a usar o termo e discutir o desenvolvimento desse fenômeno na sociedade.

Segundo Schumpeter, empreender é "inovar a ponto de criar condições para uma transformação radical de um determinado setor, ramo de atividade, território, onde o empreendedor atua.

"A oportunidade das pessoas desenvolverem os próprios negócios e não apenas serem colaboradores de negócios de outras pessoas surge primeiro nos países desenvolvidos e se espalha mundo afora", afirma Edson.

O termo empreendedorismo surge mais forte no Brasil nos anos 90, durante a abertura da economia brasileira.

Com a entrada de fornecedores estrangeiros que controlavam nossos preços, alguns setores que não conseguiam competir com produtos importados começaram a abrir negócios em torno de produtos variados”, explica Enio.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários