Banner 1 728x90

Mulher trans se forma em pedagogia pela Ufal e comemora conquista: 'Cabeça erguida'

Por G1 em 23/06/2022 às 13:26:26
Paloma Lorrany é a primeira trans a concluir curso superior no Campus Sertão. Paloma Lorrany concluiu o curso de pedagogia no Campus Sertão da Ufal

Arquivo Pessoal

O Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Delmiro Gouveia, tem sua primeira aluna transexual formada em ensino superior. Paloma Lorrany da Conceição Lima concluiu o curso de pedagogia neste ano e comemora a conquista do diploma: "Enfrentei todos os obstáculos da minha vida e sigo hoje de cabeça erguida".

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Paloma começou o curso em 2016 e finalizou as disciplinas em 2019, mas, por causa da pandemia de Covid, ela só consegui apresentar seu trabalho de conclusão de curso em 2022, após o relaxamento das medidas sanitárias e a retomada dos trabalhos presenciais.

E foi durante o período da graduação que veio outra grande conquista, a formalização do nome social da agora ex-aluna da Ufal.

“Eu entrei com o processo para adotar o meu nome social durante o curso. Tornei-me formalmente a Paloma Lorrany em 18 de maio de 2017, depois de um ano e meio de espera”, conta ela.

E se engana quem pensa que a conquista do diploma foi suficiente para Paloma. Ela já planejou o futuro e fala até em doutorado.

“Hoje estou bem mais confiante e tenho projetos. Quero fazer o mestrado e quem sabe até o doutorado. Também estou estudando para ser técnica em enfermagem. Além disso, estou recebendo convites para palestras sobre o enfrentamento à discriminação e o respeito à diversidade de gênero, nas escolas”, afirma Paloma.

Natural de Água Branca, Paloma precisava viajar diariamente cerca de 17 km até Delmiro Gouveia, onde fica a sede do Campus Sertão da Ufal, para poder realizar o sonho de concluir o ensino superior.

“A Ufal foi uma casa para mim, foi uma família. Aqui foi onde me descobri como Paloma Lorrany. Tive apoio da gestão acadêmica e de alguns professores nessa transição”, afirmou a pedagoga.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Confira mais notícias da região em g1 AL

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários