Banner 1 728x90

O Assunto #739: Assédio - a queda do presidente da Caixa

Por G1 em 30/06/2022 às 02:18:29
Desde o primeiro dia à frente do maior banco público do país, Pedro Guimarães insiste em lidar com as servidoras públicas de forma inadequada. Ao Ministério Público, diversas testemunhas relataram aproximações físicas, toques indesejados e falas maliciosas – comportamento que configura assédio sexual e moral. Nem isso foi suficiente para sua demissão: amigo de Bolsonaro, Guimarães deixou o cargo a pedido. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Propostas de contato físico, insistência, constrangimentos em privado e também diante de terceiros. “Começaram em janeiro de 2019, quando ele assumiu”, relata a jornalista Heloísa Torres, depois de ouvir algumas das mulheres que denunciaram Pedro Guimarães por assédio sexual e moral. Foram ignoradas pelos sistemas de ouvidoria da Caixa Econômica Federal - quando não perseguidas e removidas de suas funções. Em conversa com Renata Lo Prete, a repórter da TV Globo em Brasília detalha esses depoimentos (“ele se aproximava das mulheres já pegando nelas”), que um dia depois de virem a público derrubaram um dos auxiliares mais próximos de Jair Bolsonaro. Participa ainda do episódio Andréia Sadi, apresentadora do Estúdio i (GloboNews) e colunista do g1, envolvida na cobertura do caso desde a primeira hora. Ela descreve os indícios de que o comportamento de Guimarães era de amplo conhecimento da diretoria Caixa. Com suas atitudes, “Bolsonaro acaba dando carta branca” para isso, afirma. Andréia fala também da misoginia disseminada na atual administração e das dificuldades de Bolsonaro com o eleitorado feminino. “O governo não fez nada antes e não fez nada agora”, conclui, lembrando que o presidente esperou pela carta de demissão de Guimarães - a ser substituído por Daniella Marques, integrante da equipe do ministro Paulo Guedes.

O que você precisa saber:

Presidente da Caixa entrega carta de demissão a Bolsonaro, mas nega acusações de assédio sexual

'Tocava no seio, nas partes íntimas': leia relatos das servidoras da Caixa

BLOG DA ANA FLOR: Bolsonaro não se pronuncia e escolhe não demitir

Guimarães gostava de aparecer ao lado do presidente; veja imagens

Braço direito de Guedes, Daniella Marques é nomeada presidente da Caixa

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Tiago Aguiar, Lorena Lara, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Gustavo Honório e Eto Osclighter. Apresentação: Renata Lo Prete.

Comunicação/Globo
Comunicar erro

Comentários