Banner 1 728x90

Além de Bolsonaro, Moraes chama Lula e os outros ex-presidentes para posse no comando do TSE

Por G1 em 12/08/2022 às 09:06:15
Governo tenta usar visita de magistrado ao Planalto para entregar o convite como aproximação, mas ato é praxe e foi estendido a outros chefes do Executivo. Montagem de fotos mostra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e o presidente Jair Bolsonaro.

Nelson Jr./SCO/STF; Reuters/Ueslei Marcelino

Apesar de o Palácio do Planalto tratar como deferência exclusiva, o convite feito por Alexandre de Moraes a Jair Bolsonaro (PL) para a posse no comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não só é praxe como se estende a ex-presidentes da República. Inclusive a Lula, principal adversário do presidente.

O blog procurou a campanha de Lula – que confirmou o convite, mas disse que a presença do petista ainda não está definida. Michel Temer – que indicou Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF) –, já disse que sim, segundo sua assessoria. Fernando Henrique Cardoso também foi convidado, segundo fontes ligadas ao tucano.

Compartilhe este post no Telegram

Compartilhe est post no WhatsApp

O blog ainda não conseguiu confirmar os convites junto às assessorias de Dilma Rousseff, José Sarney e Fernando Collor.

A extensão do convite a Lula dilui a narrativa do governo de que há algo de especial na presença de Moraes no Planalto para chamá-lo para a cerimônia de troca de comando no TSE.

Foi esse grupo – que incluiu os ministros Ciro Nogueira (PP-PI) e Paulo Guedes – que conseguiu convencer o presidente a receber Alexandre de Moraes. O rito é praxe, mas – temiam os aliados – poderia ser transformado por Bolsonaro em mais uma querela com Moraes para jogar para a militância bolsonarista.

O encontro, que ocorreu na quarta-feira (10), vem sendo comemorado por esses interlocutores, que veem nos ataques de Bolsonaro às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral uma das principais ameaças à sua reeleição.

Até, aqui, Bolsonaro pretende ir à posse.
Comunicar erro

ComentĂĄrios