Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1 - Pop & Art

DJ Memê remixa em single faixas de álbum referencial lançado por Lincoln Olivetti e Robson Jorge há 40 anos


Capa do single duplo 'Aleluia / Squash – The DJ Meme Remixes'

Divulgação

? Lançado há 40 anos, o álbum Lincoln Olivetti & Robson Jorge (1982) surtiu pouco efeito comercial na época em que foi editado em LP pela gravadora Som Livre.

No entanto, o álbum logo se tornou referência da discografia brasileira de black music e acabou sendo cada vez mais cultuado pela potência do som feito pelo compositor, pianista, arranjador e produtor musical fluminense Lincoln Olivetti (17 de abril de 1954 – 13 de janeiro de 2015) com o guitarrista e arranjador carioca Robson Jorge (23 de abril de 1954 – 19 de dezembro de 1992).

O DJ e produtor carioca Marcello Mansur, o Memê, é um dos que reverenciam o disco, a ponto de ter homenageado Lincoln Olivetti no recém-lançado álbum Som bacana! (2022) ao reprocessar Eva, uma das músicas compostas e gravadas pela dupla para o álbum de 1982.

Não é por acaso que Memê inicia série de remixes do acervo da gravadora Som Livre com a revitalização de mais duas faixas do disco autoral, Aleluia e Squash, reprocessadas pelo DJ em single duplo editado na sexta-feira, 12 de agosto.

A intenção do DJ foi remixar as faixas mudando a estrutura original das gravações sem adicionar sons ou batidas eletrônicas. A ideia foi trabalhar somente no que foi gravado em 1982, estendendo as faixas ao desfolhar o arranjo para procurar pulsação diferente que mostre detalhes sutilmente escondidos pela mixagem original das faixas Aleluia e Squash.

Capa do álbum 'Lincoln Olivetti & Robson Jorge', de 1982

Reprodução

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!