As quatro operadoras terão que detalhar os valores a serem cobrados, as áreas de cobertura, além de explicar se o cliente precisa trocar de chip para aproveitar a quinta geração de redes móveis. Teste de 5G em SP
Celso Tavares/g1
O Procon-SP notificou na última terça-feira (30) as operadoras Tim, Claro, Vivo e Oi para que elas possam detalhar a oferta do 5G ao consumidor. As companhias têm até o dia 6 de setembro para responder.
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O órgão informa que as quatro empresas precisam deixar mais claro como será a implementação da tecnologia, bem explicar se o cliente precisa realizar a troca de chip e do aparelho para ter acesso ao 5G.
O Procon-SP solicita esclarecimentos sobre os seguintes pontos:
Se há a necessidade de substituição de chip;
Se o consumidor precisa trocar de dispositivo para o uso do serviço;
Os valores a serem cobrados com a alteração da tecnologia;
Detalhes de como será a adequação dos planos vigentes;
As principais diferenças entre as tecnologias 3G, 4G e 5G;
A qualidade, a eficiência e a segurança do serviço;
As áreas de cobertura;
A velocidade, garantia do serviço e o período de latência;
E se o consumidor manterá sua conectividade e acesso aos serviços por frequência diversa no caso de indisponibilidade do serviço 5G.
O que dizem as operadoras
Até a publicação desta notícia, as empresas Claro e Oi não retornaram o nosso contato para comentar o caso. Atualizaremos a notícia assim que houver retorno.
A Vivo enviou a seguinte nota:
"A Vivo mantém uma página dedicada ao 5G com as localidades onde a tecnologia já está disponível. Além disso, o passo a passo para usar a tecnologia de quinta geração e quais são os aparelhos compatíveis estão disponíveis no site, que conta ainda com perguntas e respostas frequentes feitas pelos consumidores. A empresa responderá ao Procon-SP dentro do prazo estipulado pelo órgão".
A Tim disse:
“A TIM informa que recebeu a notificação do Procon-SP e que prestará todas as informações solicitadas pelo órgão. A operadora ressalta que divulga amplamente informações sobre o uso da rede 5G, assim como os smartphones compatíveis com a tecnologia. Para mais informações sobre a rede de quinta geração, os clientes podem acessar o site da operadora em ou entrar em contato com o Centro de Relacionamento com o Cliente discando *144 do próprio celular ou 1056 de qualquer telefone”.
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