Banner 1 728x90

Dino fala em 'plano especĂ­fico para a Amazônia' e controle de armas para combater alta da violĂȘncia; veja outros pontos

Ministro da Justiça enumerou políticas que governo pretende implementar.

Por G1 em 20/07/2023 às 11:58:50
Ministro da Justiça enumerou políticas que governo pretende implementar. Anuário de Segurança divulgado nesta quinta mostra aumento de crimes como estupro e estelionato no país. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, publicou nesta quinta-feira (20) em rede social uma lista de ações planejadas pelo governo para lidar com o aumento de crimes violentos, como o estupro, e de casos de estelionato e racismo.

Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública relativos a 2022 foram divulgados nesta quinta-feira (20) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

"Dados sobre segurança revelados hoje mostram a importância e o rumo correto das ações que o Presidente Lula já anunciou e as que vai anunciar amanhã", escreveu Dino. O ministro listou seis pontos:

"Plano específico para a Amazônia, onde a violência cresce"

"Forte articulação com estados e municípios e mais operações integradas"

"Controle do armamentismo irresponsável"

"Medidas específicas em proteção às mulheres e contra o racismo"

"Políticas focadas nos 163 municípios mais violentos"

"Maior atuação da Policia Federal e coordenação federativa no combate aos crimes cibernéticos (que abrangem estelionatos, abusos contra crianças e adolescentes etc)"

Na mensagem publicada em rede social, Flávio Dino diz ainda que o governo elabora, junto com operadoras e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), medidas de desestímulo a roubos e furtos de celulares.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou ao blog da Ana Flor que o novo decreto para regulamentação de armas no país deve ser publicado até esta sexta-feira (21).

A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para esta quinta prevê uma reunião à tarde com Flávio Dino e o secretário especial de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima. O setor é o responsável pela redação final e pelo aval jurídico para decretos e projetos de lei assinados pelo Planalto.

Veja, nas reportagens abaixo, os principais dados do Anuário de Segurança Pública de 2022:

Em 2022, Brasil registra maior número de estupros da história; 6 em cada 10 vítimas têm até 13 anos

Brasil registra queda de 2,4% em mortes violentas intencionais em 2022

País tem alta de mais de 50% nos registros de racismo e homofobia

Casos de violência contra mulher, criança e adolescente crescem no Brasil

Polícias do Brasil mataram 17 pessoas por dia em 2022

Estelionatos no Brasil mais que triplicam em cinco anos, e golpes virtuais disparam após pandemia

Licenças para armas aumentam quase sete vezes no governo Bolsonaro; Brasil ganhou mais de 200 mil CACs em 2022
Comunicar erro

ComentĂĄrios