Banner 1 728x90

Equale celebra Tom Jobim no single 'Dindi' antes de álbum em que grupo dá vozes ao delírio carioca de Aldir Blanc

.

Por G1 em 21/01/2024 às 11:43:23
Disco sai neste ano de 2024 com parcerias do compositor com Djavan, Edu Lobo, Ivan Lins, João Bosco, Guinga, Sueli Costa, Moacyr Luz, Maurício Tapajós e Cristovão Bastos. ? Natural do Rio de Janeiro (RJ), o grupo vocal Equale dá sequência à discografia sem sair da linha de homenagens a grandes compositores brasileiros. Na quinta-feira, o grupo celebra o 97º aniversário do conterrâneo Antonio Carlos Jobim (25 de janeiro de 1927 – 8 de dezembro de 1994) com a edição do single Dindi.

Em gravação que traz a cantora Valéria Lobão como solista, a canção Dindi (Antonio Carlos Jobim e Aloysio de Oliveira, 1959) roça o céu com o arranjo vocal do diretor musical André Protasio, regente das vozes do Equale. E esse céu é embelezado por nuvens, retratadas na capa criada por Katarina Assef e simbolizadas no fonograma pelas ousadias nas harmonizações das vozes de sopranos (Alice Sales, Ana Calvente e Letícia Dias), contraltos (Débora Braga e Muiza Adnet), tenores (André Protasio, Dalton Coelho, Flávio Mendes e Tom Andrade) e baixos (Leandro Vasques, Murilo Sierra e Pedro Sabino).

Gravado, mixado e masterizado por Carlos Fuchs, o single Dindi antecede o álbum em que o Equale dá vozes ao delírio carioca do cancioneiro do compositor Aldir Blanc (2 de setembro de 1946 – 4 de maio de 2020). O repertório do tributo do Equale a Aldir inclui parceria póstuma do compositor carioca com Sueli Costa (1943 – 2023), Ator de pantomina, apresentada há três anos no álbum Aldir Blanc inédito (2021).

No disco, o Equale também rebobina parcerias do "ourives da palavra" com Djavan, Edu Lobo, Ivan Lins, Moacyr Luz, Cristovão Bastos e Maurício Tapajós (1943 – 1995), além, claro, de músicas da obra de Aldir Blanc com João Bosco e Guinga, os dois principais parceiros do bardo carioca.

O álbum em que o Equale canta Aldir Blanc se junta a outros tributos fonográficos do grupo a compositores brasileiros, mote de discografia que inclui os álbuns Expresso Gil (2000) e Equale canta Milton Nascimento – Um gosto de sol (2004) e Na praia de Caymmi (2017).

Capa do single 'Dindi', do grupo Equale com Valéria Lobão

Arte de Katarina Assef

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários