Banner 1 728x90

Hamilton de Holanda lança álbuns com o grupo venezuelano C4 Trio e com o pianista cubano Gonzalo Rubalcaba

.

Por G1 em 10/05/2024 às 20:19:18
? Dono de uma das discografias mais vastas da música brasileira, o bandolinista Hamilton de Holanda tem lançado sucessivos álbuns. Neste mês de maio de 2014, o artista apresenta Tembla e Collab, dois álbuns em que faz conexões com artistas internacionais da América Latina.

Ambos chegam ao mercado através da gravadora Sony Music e miram o mercado latino justamente por conta das conexões do ás do bandolim.

Em 16 de maio, o instrumentista lança Tembla, álbum gravado com o C4 Trio, grupo venezuelano de cuatro, instrumento da família do violão, recorrente no folclore, na dança e no toque de canções populares da Venezuela.

Em Tembla, álbum gravado em agosto de 2023 em Bogotá, capital de Colômbia, Hamilton e o C4 Trio abordam 10 músicas conhecidas em repertório que inclui Anos dourados (Antonio Carlos Jobim e Chico Buarque, 1986), Burbujas de amor (Juan Luis Guerra, 1990), Corazón partío (Alejandro Sanz, 1997) e Frenesí (Alberto Domínguez Borrás, 1939).

No álbum Tembla, Hamilton de Holanda e o C4 Trio recebem como convidados Varijashree Venugopal em Manzanares e três membros fundadores do grupo 440 – Roger Zayas, Janina Rosado e Quico Rizek – no coro de Vale la pena (Juan Luis Guerra, 1998).

A propósito, Vale la pena é a faixa escolhida para promover o disco, cujo título Templa alude aos tanto aos três terremotos que sacudiram a cidade de Bogotá durante a gravação do álbum quando à habilidade de fazer a música tremer o corpo humano.

Duas semanas após a edição do álbum Tembla, Hamilton de Holanda lança em 30 de maio o álbum Collab, gravado com o pianista cubano de jazz Gonzalo Rubalcaba.

Em Collab, o bandolinista e o pianista cruzam ritmos afro-cubanos e harmonias jazzísticas com gêneros musicais brasileiros como samba e choro. Aliás, a faixa escolhida para promover o disco Collab é o samba Incompatibilidade de gênios (João Bosco e Aldir Blanc, 1976), rebobinado pelos músicos com a adesão de João Bosco.

O repertório inclui Flying chicken (Hamilton de Holanda, 2023), Blues lundvall (Gonzalo Rubalcaba, 1999) e Don't you worry 'bout a thing (Stevie Wonder, 1974), entre outros temas.

Capa do álbum 'Tembla', de Hamilton de Holanda com C4 Trio

Divulgação

Capa do álbum 'Collab', de Hamilton de Holanda com Gonzalo Rubalcaba

Divulgação

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários