Banner 1 728x90

'A Festa de Léo', 1º longa do Nós do Morro, ganha dois prêmios em festival português

.

Por G1 em 11/05/2024 às 20:25:18
Filme coproduzido pela Globo Filmes levou duas estatuetas no FESTin (Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa): Melhor Atriz para Cíntia Rosa e Menção Honrosa.

Roberta Rodrigues, Mary Sheila, a codiretora Luciana Bezerra e Cintia Rosa, do filme 'A festa de Léo'

Mariana Vianna/Globo Filmes

"A Festa de Léo", primeiro longa do grupo Nós do Morro, ganhou dois prêmios no FESTin (Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa) neste sábado (11). O projeto coproduzido pela Globo Filmes levou as estatuetas de Melhor Atriz para Cíntia Rosa e Menção Honrosa.

A trama acontece na Favela do Vidigal, no Rio, onde Rita prepara uma festa de 12 anos para Léo, seu filho. No dia da comemoração, ela descobre que Dudu, pai do menino, roubou o dinheiro da festa e tem dívidas na comunidade que podem lhe custar a vida. Rita precisa arrumar o dinheiro para salvar Dudu e realizar o sonho de comemorar o aniversário do filho.

"A Festa de Léo", dirigido por Luciana Bezerra e Gustavo Melo, estreia nos cinemas brasileiros no dia 30 de maio. O filme já foi exibido no Festival do Rio e na Mostra de Cinema de São Paulo.

"Fazer o filme 'A festa de Léo' é celebrar o esforço de um núcleo de cinema iniciado ainda em meados da década de 90, antes mesmo da retomada em grupo favelado que começou suas atividades uma década antes, em 1980, considerada a década perdida", contextualizou Melo.

Para ele, o filme "é um retrato do morro do Vidigal". "As mulheres são o principal pilar e graça daquele lugar. O Nós do morro também conseguiu resistir estes 38 anos de atividades culturais e entrega ao público todo esse esforço coletivo através de seu primeiro longa-metragem."

Babu Santana, Thiago Martins, Roberta Rodrigues, Marcello Melo Jr., Micael Borges e Jonathan Azevedo estão entre os atores que foram revelados pelo Nós do Morro, que começou como um grupo de teatro e hoje também tem projetos em áreas do audiovisual.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários