João Gordo transpõe Belchior, Caetano Veloso e Tim Maia para o punk rock na sequência MPB do álbum "Brutal brega"
.
João Gordo anuncia o álbum 'Brutal brega – MPB mode' com o single 'Coroné Antonio Bento'
Divulgação
? No início, era apenas uma brincadeira inventada na pandemia por João Gordo. Mas o artista gostou tanto de dar o peso do punk rock a sucessos do cancioneiro sentimental brasileiro que gravou um álbum solo com as subversões e, dois anos depois, idealizou uma sequência para esse álbum intitulado Brutal brega e lançado em outubro de 2022.
Bisando a parceria com Val Santos, produtor musical do projeto, o vocalista da banda de punk metal Ratos de Porão prepara a sequência subintitulada MPB mode.
Como o subtítulo já explicita, Gordo trará neste segundo disco músicas de compositores identificados com o segmento da MPB – casos de Belchior (1946 – 2017) e Caetano Veloso, mas não tanto de Luiz Gonzaga (1912 –1989) – para o universo do punk rock.
Contudo, o primeiro single do álbum Brutal brega – MPB mode remodela um sucesso de Tim Maia (1942 – 1998). artista mais identificado com o soul brasileiro.
Um dos vários hits do primeiro álbum do cantor carioca, Tim Maia (1970), o baião Coroné Antonio Bento (João do Vale e Luiz Wanderley, 1970) ganha peso e a energia do punk rock 54 anos após a gravação original da composição ter mostrado a habilidade de Tim Maia para misturar o suingue nordestino com o espírito da black music norte-americana.
Capa do single 'Coroné Antonio Bento', de João Gordo
Arte de Wagner Loud
Fonte: G1