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Novidade tem apenas 3 cv de potência, mas o torque é de esportiva. Ela terá capacidade de rodar até 80 km com uma carga e será ofertada, a partir de fevereiro, em três cores: azul, preto e branco. Yamaha Neo's será produzida em Manaus e estará disponível a partir de janeiro. O preço é de R$ 33.990Divulgação | YamahaA Yamaha finalmente divulgou o preço da sua primeira moto elétrica que já está sendo produzida em Manaus: R$ 33.990. Apresentada em outubro do ano passado, a motoneta estará disponível nas concessionárias a partir do próximo mês.Esse valor está R$ 20.398 acima do preço cobrado pela Watts WS120, que tem motor de 2,2 kW de portência, equivalente ao da Neo's. A Shineray SE1, ligeiramente menos potente com seus 2 kW, é ainda mais barata: R$ 12.490 e consegue alcançar 60 km com uma carga.Motos elétricas ainda representam uma porcentagem muito pequena no mercado brasileiro. Mas a Yamaha já quer entrar nesse segmento para abocanhar uma categoria que tenta ser grande nos próximos anos, sobretudo com o cerco apertando contra veículos somente a combustão e o incentivo maciço em tecnologias elétricas e híbridas.Com esse argumento, a segunda montadora que mais emplaca no Brasil, com 17% do mercado, quer ganhar terreno em eletrificação com a Neo's. A motoneta é 100% elétrica e deve brigar em um nicho de apenas 5 mil motos vendidas anualmente.Em entrevista ao g1, Helio Ninomiya, diretor comercial executivo da Yamaha Brasil, afirmou que essa é uma aposta da marca para o futuro."O preço dela só será revelado perto do lançamento, mas ela ficará posicionada perto do topo, sobretudo por conta da tecnologia de bateria, que exige um investimento bastante alto", disse o executivo. "Com certeza vai ser uma moto de nicho, oferendo soluções de mobilidade para trechos urbanos", contou Ninomiya.LEIA MAISHonda Bros: o que há de positivo e negativo na trail mais vendida do paísHonda ADV ou Shineray Urban: veja o comparativo entre as duas scootersLISTA: veja quais são as 5 motos mais econômicas do BrasilNova scooter 100% elétrica da Yamaha deve ter 80 km de autonomiaNeo's, não NeoA Neo's foi a novidade mais importante apresentada pela Yamaha para 2025, pois é feita em solo brasileiro. O nome lembra a Neo 125, scooter a combustão de entrada da Yamaha, mas a motoneta oferece 71 km de autonomia a energia elétrica.Scooter concorrente, a Watts WS120 tem autonomia de 50 km no modo econômico.Conjunto que dá energia à motoneta é dividido em duas baterias removíveisDivulgação | YamahaSegundo dados da montadora, são necessárias 9 horas para carregar as baterias de 0 a 100% em tomadas de 110V.As baterias da Neo's são removíveis, ou seja, é possível remover as unidades de energia de lítio e levar para carregar em tomada convencional em casa ou no escritório. Elas pesam apenas 8 kg, nada tão pesado que incomode. Aos olhos, o que mais chama a atenção é o design futurista da Neo's. Todas as lâmpadas são de LED, e o acabamento é bem feito, com partes emborrachadas, para proteger de arranhões eventuais.Conjunto de luzes da Neo's é de LEDDivulgação | YamahaComo as demais scooters da marca, a Neo's também tem gancho para prender sacolas e bolsas, além de porta-objetos sob o banco. Além das baterias, também cabe um capacete aberto no bagageiro da scooter.O motor elétrico fica localizado no cubo da roda traseira e é totalmente desenvolvido pela Yamaha. Há dois modos de pilotagem: STD (de standard, padrão em inglês) e ECO, que prioriza a economia de energia.O motor impressiona pelo que pode entregar em torque: são 13,5 kgfm, o que equivale ao conjunto de de 1.260 cilindradas com quatro cilindros em V da super esportiva Ducati Diavel. A potência, entretanto, é de 3,08 cv, bem abaixo de uma motocicleta convencional, que tem cerca de 15 cv com motor a combustão.Neo's, assim como as outras motos da Yamaha, também oferece conectividade através de um aplicativo específico da marcaDivulgação | YamahaA Neo's pode ser conectada com o Yamaha Motorcycle Connect, encontrado nas lojas de aplicativo Android e iOS como Y-Connect. Após a conexão com o smartphone, o painel passa a exibir informações como o nível da bateria do celular, notificações de mensagens e ligações recebidas.No celular, por outro lado, o Y-Connect permite visualizar informações sobre a moto, como o status das duas baterias e até conferir onde ela ficou estacionada.A altura é super acessível, com 79 cm de altura do solo, o mesmo que Honda ADV e Shineray Urban. E, aparentemente, ela é bastante leve, com peso na casa do 90 kg. Durante o lançamento, a Yamaha não disponibilizou o modelo para teste.Motor: elétricoPotência: 3,08 cvTorque: 13,5 kgfmAutonomia: 71 kmComprimento: 1,88 mLargura: 0,69 mAltura: 1,12 mComparativo de scooters: Shineray Urban encara a Honda ADV