Banner 1 728x90

Campos Neto, presidente do BC indicado por Bolsonaro, é bem avaliado por aliados de Lula

Por G1 em 11/04/2022 às 12:14:23
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é bem avaliado por interlocutores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, caso o petista ganhe a eleição, cumprirá seu mandato atual à frente da instituição até 2024.

Segundo a equipe de Lula, não está nos planos dele mudar a lei que deu autonomia ao Banco Central e estabeleceu mandatos para a diretoria não coincidentes com o mandato do presidente da República.

Ao blog, dois interlocutores de Lula disseram que Roberto Campos Neto tem uma avaliação positiva na equipe do ex-presidente da República, atuando de forma técnica à frente do BC.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

REUTERS/Ueslei Marcelino

Esses interlocutores lembram que Campos Neto está subindo os juros para segurar a inflação, mesmo num ano eleitoral, o que prejudica o presidente Jair Bolsonaro.

Além disso, dentro do PT, a avaliação é que a equipe de Campos Neto tem demonstrado uma visão social à frente do BC.

Aliados de Lula citam a criação do PIX, que facilitou a vida dos brasileiros na hora de fazer e receber pagamentos, e o programa de devolução de recursos esquecidos no sistema bancário.

Petistas lembram ainda o período em que Lula esteve na Presidência da República, quando o presidente do BC era Henrique Meirelles e, na prática, tinha autonomia para comandar a instituição.

Se não tem intenção de mudar a lei que conferiu autonomia ao Banco Central, o mesmo não se pode dizer em relação à reforma trabalhista.

A equipe de Lula, e o próprio ex-presidente, tem feito estudos para fazer ajustes na reforma aprovada durante o governo do ex-presidente Michel Temer.

Depois de reações negativas do empresariado, aliados de Lula têm dito que tudo será feito de forma transparente e negociado com todos os lados, empresários e trabalhadores.

VÍDEOS: notícias de política
Comunicar erro

Comentários