Banner 1 728x90

Estudantes da UFSCar falam sobre volta às aulas presenciais: 'emoção muito grande', diz aluna

Por G1 em 31/05/2022 às 05:07:17
Foram 2 anos com aulas remotas por conta da pandemia. Alegria era visível entre 'bixos' e veteranos no famoso 'trote' em comemoração ao início da vida universitária, nesta segunda (30). Estudantes da UFSCar participam de trotes universitários

Ana Marin/g1

Após dois anos com aulas remotas por conta da pandemia, os estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) voltaram presencialmente ao campus, nesta segunda-feira (30), para o início do ano letivo 2022. O clima era de comemoração.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A alegria era visível no rosto de 'bixos' (calouros) e veteranos durante o famoso 'trote', que celebra o início da vida universitária dos aprovados no vestibular de 2021. A atividade também foi adaptada para os 'bixos sênior' que ingressaram no ano passado e que não participaram de nenhuma recepção presencial.

"É uma emoção assim muito grande, por que a gente fica dois anos em casa e a hora que a gente chega e vê esse tanto de 'bixo', vê tudo voltando ao normal, é muito bom, dá uma sensação de estar de volta, e eu fico muito emocionada mesmo, porque muita gente esperou muito tempo por esse momento", declarou a estudante de Engenharia Química, Ana Laura Manini Minto.

GALERIA: Confira fotos de estudantes da UFSCar no trote universitário

CALOURADA: UFSCar tem programação especial para recepcionar estudantes

ORÇAMENTO: UFSCar vê situação 'preocupante' após bloqueio orçamentário do MEC

Calouro de Engenharia Química, Leonardo Rodrigo, estava ansioso para participar do trote universitário

Laís Giacomini/g1

O calouro de Engenharia Química Leonardo Rodrigo, de 19 anos, passou na universidade neste ano e estava emocionado em participar do trote.

"Acabei de chegar aqui, eu sou 'bixo' oficial desse ano e poder começar esse ano com o pé assim, presencial, está sendo uma vivência incrível, porque foram dois longos anos complicados, ensino médio à distância, cursinho à distância e agora poder viver isso é incrível, incrível mesmo", revelou.

Rodrigo é de Vista Alegre (SP) e se mudou para São Carlos por conta da universidade. O calouro confessou que estava ansioso pelas mudanças.

"Nossa Senhora, é uma cidade incrível, muito acolhedora. Se tiver alguém com dúvida, vem para São Carlos. Eu estava muito na expectativa para ser 'bixo' e ser 'bixo' presencial", disse.

'Bixo' sênior

Estudantes da UFSCar participam de trotes universitários

Laís Giacomini/g1

Em um dos semáforos da cidade, estudantes de Fisioterapia faziam o tradicional 'pedágio' para arrecadar verbas que serão utilizadas nas atividades da calourada organizada pelos veteranos.

As estudantes ouvidas pelo g1 ingressaram na UFSCar em 2021, mas por conta da pandemia não participaram das atividades que marcam o início da vida universitária. Por terem participado apenas de atividades remotas, elas são consideradas 'bixetes sênior'.

"Eu passei na pandemia, então agora é tudo novo pra gente, né? Tanto a adaptação aqui na cidade quanto a experiência da faculdade", disse a estudante Bianca Campanha.

Estudantes da UFSCar participam de trotes universitários

Ana Marin/g1

Clara Munhoz, de Jaú (SP), também ingressou na universidade em 2021 e se mudou para São Carlos por conta da retomada presencial das aulas. Ela disse que está feliz em participar do trote universitário, mesmo que atrasado.

“É muito diferente. A gente passou [na universidade] e não teve nada disso, foi tudo online, então é bem legal ter essa experiência agora. Mesmo que a gente não é mais "bixo" é bem legal”, comentou.

*Sob supervisão de Ana Marin e Fernando Bertolini, do g1.

Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários