Banner 1 728x90

Colombo realiza 14ªConferência Municipal de Assistência Social

Com o tema "Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público, para Enfrentamento as Desigualdade e Garantir Proteção Social", foi aberta no início da tarde desta sexta-feira (27),na Regional Maracanã, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Por Redação em 28/08/2021 às 12:26:57
Foto: Daiana Nodari (Divulgação)

Foto: Daiana Nodari (Divulgação)

O evento, que é promovido pelo Conselho Municipal, com apoio da Secretaria de Assistência de Colombo, tem como objetivo discutir políticas públicas e práticas que fortalecerão o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em Colombo.

Na oportunidade, o prefeito Helder Lazarotto, agradeceu a presença de todos e destacou que o município vem se desenvolvendo com ações que visam melhores condições a população. "Como gestores, temos o compromisso de cuidar dos nossos munícipes. Trabalhamos incansavelmente para oferecer uma cidade melhor a todos. A realização da conferência é uma grande oportunidade de avaliar essa política pública de assistência social em nossa cidade", destacou.

Segundo a presidente do Conselho, Adriana Siuta, presencialmente, a Conferência reúne representantes eleitos e de forma online, participantes da sociedade civil e do governo municipal. "Está sendo um momento de extrema importância para debater melhorias e desenvolvimento de ações na área da Assistência Social e que serão levadas para a Conferência Estadual e depois Nacional, beneficiando a população colombense".

A secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, participa do evento e destaca a importância do momento. "O dia de hoje está sendo muito enriquecedor. A troca de experiência e as pautas que estão sendo abordadas, acrescentarão ainda mais para a excelência das ações que já estamos realizando em nossa cidade e dos projetos que estão por vir. Toda nossa dedicação é para proporcionar uma assistência social cada vez mais qualificada para nossa população".

Também estiveram presentes o vice-prefeito, Professor Alcione, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Larissa Marsolik e os vereadores, Anderson Prego, Ratinho, Pastor Carlinhos, Cezinha Heua e Vital Cabelereiro.

Conferência Municipal

A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social terá 5 eixos visando qualificar a avaliação da política de assistência social e a proposição de deliberações que tragam diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS.

EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

EIXO 5– Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Pré-conferências

As ações que anteciparam as propostasque estão sendo apresentadas nesta sexta-feira, tiveram início no mês de julho com a realização das pré-conferências. Ao todo, foram realizados 40 encontros e mais de 900 pessoas participaram.

As atividades foram desenvolvidas presencialmente e online nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), nos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e associações de moradores de cada região.

A diretora da Proteção Social Básica, Daniele Ferreira, ressalta que as atividades de pré-conferências foram de extrema importância, pois viabilizaram a participação da comunidade."Os momentospossibilitaram a participação mais efetiva da população no processo de conferir e propor melhorias, lugar da sociedade civil na gestão democrática e no controle social. Este ano, devido a pandemia, tivemos que nos reinventar, mas o resultado foi excelente, com números expressivos", finalizou.

Fonte: Secretaria de Comunicação - PM de Colombo

Comunicar erro

Comentários