Banner 1 728x90

Filipe Bragança, ator que canta bem, faz dez anos de carreira pontuada pela música

Por G1 em 18/01/2023 às 00:28:19
Magal em cinebiografia ainda inédita, cantor sertanejo em série, astro teen em filme e o idealista Marius do espetáculo “Les misérables” são personagens interpretados pelo artista de 22 anos desde a entrada em cena em 2013. Filipe Bragança (à esquerda), caracterizado como Magal, posa com o cantor no set do ainda inédito filme 'Meu sangue ferve por você'

Joana Mariani / Divulgação

? Em cartaz nos cinemas, o documentário Me chama que eu vou historia a ascensão de Sidney Magal, cantor carioca projetado na segunda metade dos anos 1970, com foco também em Sidney Magalhães, o homem pacato e apaixonado da vida real que personifica em cena o amante latino e tropicaliente já entronizado como ídolo cult no imaginário nacional.

No ainda inédito filme de ficção Meu sangue ferve por você, dirigido por Paulo Machline e previsto para estrear neste ano de 2023, Magal ganha a voz e o corpo de Filipe Bragança. Ator goiano de 22 anos festejados hoje, 18 de janeiro, Bragança também completa em 2023 uma década de carreira pontuada pelo talento musical.

Quando José Loreto teve que abrir mão do papel para se dedicar à novela Pantanal (Globo, 2022), coube a Bragança o protagonista da cinebiografia focada na história de amor entre Magal e Magali West, personagem da atriz Giovana Cordeiro, mas com cenas de shows em que o artista poderá mostrar o talento como cantor na pele do astro sensual que arrastava e enlouquecia multidões no Brasil da ditadura.

A escalação soa extremamente afinada para quem conhece a trajetória desse artista que deixou a Goiânia (GO) natal aos 12 anos para atuar na cidade de São Paulo (SP). Em cena desde 2013, ano em que estreou como o Duda do remake da novela Chiquititas (SBT, 2013 / 2015), Bragança tem se destacado pelo talento sobressalente como ator, mas também pelas já notórias habilidades musicais.

Em nome da Arte, essas habilidades foram intencionalmente escondidas quando o ator – na pele de Christian Figueiredo, o adolescente desajeitado do filme Eu fico loko (2017) – arriscou cantar sucesso do Olodum amplificado pela Banda Eva, Vem meu amor (Guio e Silvio, 1992), para se declarar em público, numa festa, à garota por quem o futuro youtuber Christian se apaixonara.

Filipe Bragança no musical 'Les misérables' na pele de Marius, em atuação que lhe rendeu prêmios como ator revelação de 2017

Marcos Mesquita / Divulgação

Não houve como esconder a vocação de Filipe Bragança para o canto na montagem brasileira do musical Les misérables, sucesso da temporada teatral de São Paulo em 2017.

Na pele de Marius Pontmercy, jovem idealista do romance publicado em 1862 pelo escritor francês Victor Hugo (1802 – 1885) e adaptado para musical de teatro em 1980, Bragança soltou a voz e magnetizou os espectadores, consolidando a carreira ao ser laureado como Ator Revelação no Prêmio Bibi Ferreira e no Broadway World Brasil Awards naquele ano de 2017.

Em 2019, a volta do ator aos cinemas na comédia adolescente Cinderela pop, filme dirigido pelo mesmo Bruno Garotti de Eu fico loko, reforçou o link do artista com a música.

No filme, Bragança deu vida ao astro pop romântico Freddy Prince e encerrou o ciclo teen da carreira na esfera audiovisual, entrando na sequência no mundo da dramaturgia adulta em transição feita com sucesso e rapidez na série Dom (2021) em que vive o personagem Luiz Victor Dantas Lomba (1944 – 2018), o Vitinho, na juventude do pai do bandido que aterrorizou o Rio (a segunda temporada de Dom tem estreia programada para 17 de março no Prime Video).

No mundo adulto, o reencontro de Bragança com a música em cena aconteceu no universo sertanejo da série Só se for por amor (Netflix, 2022), em que viveu o protagonista Tadeu, cantor em ascensão às voltas com o sucesso repentino da namorada também cantora, Deusa, personagem de Lucy Alves. O dueto afetuoso de Tadeu e Deusa em músicas como a canção Te amando de longe (Ronael e Ricardo Vismark), fonograma disponível no disco com a trilha sonora da série, atestou a versatilidade musical desse ator que canta (muito) bem e que também é músico.

Embora seja primordialmente ator (filmou a ainda inédita série Últimas férias no papel de Luiz para a Star + e interpreta Daniel Souza em série sobre Betinho que está em produção via Globoplay), Filipe Bragança parece ter vínculo indissolúvel com a música.

O vídeo de voz e violão com cover cheio de alma de Colors (Eric Burton, 2019), canção do duo norte-americano de soul Black Pumas, postado pelo artista dia desses em rede social, sinaliza que, aos 22 anos de vida e dez de carreira, Filipe Bragança já está mais do que apto a cantar e/ou lançar um disco sem estar na pele de um personagem.

Filipe Bragança e Lucy Alves no clipe da canção 'Te amando de longe', música da trilha sonora da série 'Só se for por amor'

Reprodução / Vídeo

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários