Banner 1 728x90

Pianista Maria Josephina Mignone festeja 100 anos com tesouros na discografia

Por G1 em 25/03/2023 às 19:51:17
? Hoje é dia de festa na casa de Maria Josephina Mignone. Nascida em 25 de março de 1923, em Belém (PA), a pianista paraense chega aos 100 anos ainda às voltas com o toque do instrumento que começou a estudar no piano da avó, Josephina Maria, de quem herdou o nome (invertido).

Viúva do pianista, compositor e regente paulista Francisco Mignone (1897 – 1986), com quem formou o duo Mignone, Maria Josephina ainda se exercita diariamente no toque do piano.

A artista viveu durante anos na cidade do Rio de Janeiro (RJ), no bairro de Copacabana, mas reside atualmente em São Paulo (SP) com a única filha, Anete Rubin, advogada especializada em direitos autorais.

Pianista de formação clássica, aluna do Instituto Gentil Bittencourt e do Conservatório Carlos Gomes, Maria Josephina progrediu e, de aluna dessas instituições, se tornou professora da Academia Lorenzo Fernandez, no Rio de Janeiro (RJ), onde conheceu Francisco Mignone Mignone.

Paralelamente ao trabalho com professora, a instrumentista desenvolveu carreira como pianista, gravando discos com o cancioneiro de Mignone.

Geralmente associada à obra do pianista Francisco Mignone, a discografia da pianista inclui títulos como Mignone (1981) e Descobrindo tesouros – A magia de Maria Josephina no piano infantil de Mignone (2018), álbum de repertório voltado para as crianças.

Nascida em Belém, em 25 de março de 1923, a pianista Maria Josephina Mignone ainda se exercita diariamente no toque do instrumento

Mariza Lima / Divulgação

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários