Banner 1 728x90

Os cinco Cs para resolver conflitos envolvendo amor e dinheiro

Por G1 em 23/04/2023 às 07:11:14
Aulas de professora da Universidade Stanford, que ajudaram milhares de alunos, se transformaram em livro Até se aposentar, em 2016, a economista Myra Strober dava um curso extremamente popular na Universidade Stanford (EUA). Especialista em questões de gênero no emprego e no ambiente doméstico, as concorridas aulas da professora ensinavam a resolver conflitos cujo pano de fundo eram as dificuldades nos relacionamentos associadas ao dinheiro. Do alto da sua experiência, ela assistiu a um bocado de decisões equivocadas:

Abby Davisson (à esquerda) e Myra Strober, autoras de “Money and love: an inteligente roadmap for life¬īs biggest decisions”

Divulgação

“As pessoas compartilham experiências, mas não falam sobre a forma como lidam com suas finanças, embora o orçamento de cada uma delas diga muito sobre seus valores. Se você trabalha duro e gosta de gastar nas férias, é bom procurar alguém que pense de modo semelhante, ou o embate será inevitável. Se o relacionamento está se tornando sério, o melhor é não fugir dos temas espinhosos”.

Entre os milhares de estudantes que se beneficiaram com as lições aprendidas, estava Abby Davisson: em 2008, ela e o então namorado, Ross, estavam juntos há menos de um ano, mas já pensavam em como encaminhariam suas carreiras e construiriam uma vida em comum, como conta a ex-aluna:

“As aulas iam muito além de planilhas de Excel e taxas de retorno de um investimento. Podiam ser aplicadas a inúmeras decisões que envolvem um relacionamento: se depois da faculdade moraríamos na mesma cidade, se deveríamos nos casar, como dividiríamos as despesas e planejaríamos nossas finanças”.

Abby e Ross não só tiveram essas conversas – desconfortáveis para a maioria – como se casaram e têm dois filhos. Em diversas ocasiões, foram convidados para contar sua história no curso de Myra, dando início à amizade entre as duas. Em 2018, a professora, já aposentada, reconheceu para a ex-aluna que o projeto de escrever um livro baseado nas aulas estava emperrado. Foi assim que surgiu a parceria da dupla, que se materializou em janeiro: “Money and love: an inteligente roadmap for life¬īs biggest decisions” (“Dinheiro e amor: um roteiro inteligente para as principais decisões da vida”), obra tocada a quatro mãos cujo objetivo é evitar arrependimentos, como explicou Myra numa palestra on-line:

“O ser humano não gosta da incerteza e, num momento de estresse, tende a fazer escolhas apressadas, porque acha que o que importa é tomar uma decisão. No entanto, quanto mais você antecipa cenários, menos se arrepende. O caminho é desacelerar e pensar com tranquilidade”.

A estrutura do livro se baseia em 5Cs (em inglês), cada um correspondente a uma etapa a ser cumprida. Segundo as autoras, o roteiro pode ser aplicado em diversas situações: como achar a pessoa certa, se o casal vai querer filhos ou não, como as carreiras vão se desenvolver para ambos, quando se mudar de uma cidade, como lidar com um divórcio e até cuidar de pais idosos. Vamos ao passo a passo:

Clarify (esclarecer): refletir sem pressa para determinar o que é mais relevante para você.

Communicate (comunicar): não somos ilhas, precisamos compartilhar nossos planos e ouvir as pessoas envolvidas para buscar a solução.

Choices (escolhas): não devemos achar que é tudo ou nada, que só temos duas opções. Na verdade, quase sempre há um leque bem mais amplo que merece ser estudado.

Check-in (verificação): é valioso ouvir quem tenha passado por situação semelhante para que possamos aprender com suas experiências.

Consequences (consequências): antecipar não apenas os desdobramentos imediatos, mas também os de médio e longo prazo.

Myra afirma que os ricos podem ter mais opções, mas, em geral, as tomadas de decisão ocorrem para todos: “da escolha de um parceiro ou parceira ao projeto de ter filhos”. Abby, por sua vez, sugere fazer “pilotos” antes de um “veredito”: por exemplo, passar um mês numa cidade onde se pensa em morar. “É a maneira de se aproximar da experiência de forma realista e coletar o máximo de informações”, disse.

Capa do livro: um roteiro para tomar decisões sobre dinheiro e relacionamentos

Reprodução

Fonte: G1

Comunicar erro

Coment√°rios