Banner 1 728x90

Brasil desperdiça quase oito vezes mais comida do que o necessário para acabar com a fome; campanha faz alerta para essa realidade

Para alimentar os 33 milhões de brasileiros que passam fome, com uma dieta balanceada e rica em nutrientes, seriam necessárias pouco mais de 7 milhões de toneladas de comida em um ano.

Por G1 em 21/05/2023 às 23:17:24
Para alimentar os 33 milhões de brasileiros que passam fome, com uma dieta balanceada e rica em nutrientes, seriam necessárias pouco mais de 7 milhões de toneladas de comida em um ano. Criolo e vários artistas participam do Pacto Contra a Fome, campanha de combate à fome e ao desperdício

Criolo, Ivete Sangalo, Ana Maria Braga, Pequena Lô, Naiara Azevedo e vários outros artistas são voluntários na campanha "Com Fome Não Dá", do movimento social Pacto Contra a Fome, e lembram que dá para combater a fome evitando o desperdício de alimentos.

"Eu já passei fome. Muita. Bastante. E é muito ruim porque é uma coisa que vai te derrotando por dentro, não só a questão física. Você sente que sua alma está fraca. Quem tem fome tem que comer", diz o cantor Criolo.

O movimento social fez os cálculos e, para alimentar os 33 milhões de brasileiros que passam fome, com uma dieta balanceada e rica em nutrientes, seriam necessárias pouco mais de 7 milhões de toneladas de comida em um ano. O país costuma desperdiçar 55 milhões de toneladas no mesmo período, o que dá quase oito vezes o necessário.

O Fantástico mostra como ideias simples podem ajudar a melhorar essa situação. Algumas, feitas por pessoas comuns, outras por projetos que conseguem dar destino a muito dos alimentos que antes seriam jogados no lixo.

Fome atingiu 29 milhões de brasileiros no fim do governo Bolsonaro, diz estudo

Ação da Cidadania, o maior movimento social de combate à fome no Brasil, completa 30 anos

Para combater a fome, as ações devem vir de todo mundo, explica a cofundadora do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz.

"Para combater a fome, as ações de governo elas são muito mais potentes, pois são feitas por meio de políticas públicas bem feitas e bem implementadas. Mas nós, enquanto sociedade civil, não podemos nos ausentar dessa corresponsabilidade desse problema e o começo disso passa por termos consciência", fala.

Veja a reportagem na íntegra abaixo:

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários