Banner 1 728x90

Ministros vão ao Rio Grande do Sul para definir mais apoio ao estado

Uma nova comitiva formada por ministros e técnicos de diversas pastas viajará ao Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira (27).

Por Agência Brasil em 20/09/2023 às 21:16:48
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Operação Taquari faz duas semanas e mantém ações de apoio a cidades gaúchas afetadas por chuvas - Ministério da Defesa

As Forças Armadas completam duas semanas de ações de apoio à população atingida pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O Ministério da Defesa ativou o comando conjunto da Operação Taquari, em 4 de setembro, para integrar os esforços da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica.

De acordo com o balanço das ações, divulgado terça-feira, até o momento, os militares realizaram 2.692 atendimentos médicos, removeram 10.482 metros cúbicos (m³) de entulhos (o equivalente a 874 caminhões-caçamba) e transportaram 2.382 m³ de donativos (o correspondente a 104 caminhões-baú médios).

Em entrevista à imprensa, também na terça, o comandante da Operação Taquari, general de brigada Marcelo Zucco, disse que os tipos de atividades vão mudando. "Inicialmente, era busca e resgate. Logo após, a preocupação de dar as necessidades básicas do ser humano, que é alimentação e abrigo. Depois, buscamos a dignidade das cidades, limpando as ruas. Hoje, a região do Vale do Taquari está em fase de reconstrução, em apoio a essas famílias desabrigadas e desalojadas", disse Zucco.

Pela Operação Taquari, cerca de mil militares das três forças trabalham em 32 municípios gaúchos, com apoio de 12 embarcações, nove aeronaves, 115 viaturas de transporte, 35 viaturas especializadas de engenharia. Há 25 barracas e nove cisternas.

Fonte: Agência Brasil - Geral

Comunicar erro

Comentários