Banner 1 728x90

O que são pronomes e por que pegadinha de Matheus Mazzafera gerou polêmica

.

Por G1 em 24/10/2023 às 07:09:28
Famosos responderam com times de futebol, apelidos e bordões, quando o esperado seria que respondessem com qual pronome se identificam. Captura de tela mostra vídeo em Matheus Mazzafera pergunta os pronomes de famosos

Reprodução Twitter/matmazzafera

"Eu nunca ri tanto", escreveu o influenciador Matheus Mazzafera ao divulgar um vídeo em que aparece perguntado a famosos "quais seus pronomes?", na última sexta-feira (20).

O motivo do riso? As supostas respostas dadas pelos entrevistados, que, pelo que mostra a edição, teriam dito coisas como "Camis, Cacá, Cá", "Santos dos Reis, "hellou", "Atlético Mineiro" e "Corinthians", por exemplo. O esperado era que os entrevistados respondessem os pronomes com que se identificam — ela, ele ou elu, por exemplo.

????Contexto: pronomes são palavras usadas para se referir a alguém de acordo com o gênero com que a pessoa se identifica (ele/dele e ela/dela, segundo a norma culta). Também há os pronomes neutros, caso de elu/delu ou ile/dile (entenda em mais detalhes a seguir).

Com a repercussão do vídeo, a cantora e ex-BBB Flay, que no vídeo aparece respondendo uma frase que ficou famosa no reality show — "vamos, galera, mulheres" — disse que a pergunta não foi feita exatamente assim, como mostra o vídeo...

"Mazzafera agora está tirando onda com a gente, botando a gente de burra", disse ela em um vídeo nos Stories do Instagram no sábado (21).

"Só que ele chega, faz um monte de pergunta e no meio ele joga assim 'pronome'. Aí a gente fala 'ãh?' Só que a gente está sempre esperando o pior. Aí ele 'pronome', depois de ter falado um monte de coisas. [...] Aí ele vai lá e fala 'sei lá, um time, um bordão", disse ela.

Flay comenta sobre vídeo em que Matheus Mazzafera pergunta o pronome de famosos

Reprodução Instagram/flay

???? Em vídeo postado no Instagram, Juvi, influencer não binária, defendeu que os pronomes das pessoas não devem ser tratados como piada. "Para mim, esses vídeos, na maioria dos casos, a pessoa que está fazendo essa pergunta não está querendo informar ninguém. [...] E isso dá munição para quem? Para pessoas transfóbicas."

"Na dúvida, perguntar não ofende. [...] Quando você faz um pergunta para alguém, para tratar ela melhor, não é problema nenhum. [...] Muitas pessoas não sabem o que é pronome, e tudo bem, a gente vai aprendendo", completou Juvi.

Norma padrão e linguagem neutra

De acordo com a norma padrão da língua portuguesa, o artigo masculino cumpre papel de pronome neutro no plural. Por exemplo, se um grupo de pessoas é composto por homens e mulheres, mesmo que de maioria feminina, pode-se referir às pessoas do grupo como "eles" ou "todos".

Por isso, vestibulares ou concursos públicos que exigem o uso da norma culta da língua não permitem o uso da linguagem neutra. Mas a linguagem é comum nas redes sociais e entre membros da comunidade LGBTQIA+, além de ser defendida por especialistas que estudam inclusão e diversidade.

O objetivo ao substituir o artigo masculino genérico pelo "e" é neutralizar o gênero gramatical a fim de que as pessoas não binárias (que não se identificam nem com o gênero masculino nem com o feminino) ou intersexo se sintam representadas. O mesmo se aplica para os pronomes ile/dile ou elu/delu.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários