Banner 1 728x90

RETROSPECTIVA 2023 - Cedo ou tarde, bandas voltam para dizer adeus em ano marcado pelo reencontro apoteótico dos Titãs

.

Por G1 em 27/12/2023 às 13:17:36
Titãs na estreia apoteótica da turnê de reencontro na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro (RJ), em abril

Marcos Hermes / Divulgação

? RETROSPECTIVA 2023 – Em 6 de dezembro, o anúncio da volta à cena da banda carioca Forfun, com apresentações agendadas para 2024, sinalizou que a onda de nostalgia erguida no mercado brasileiro de shows está longe de arrefecer.

Sim, ao longo do ano, bandas do primeiro, segundo e terceiro escalão do pop nacional retornaram aos palcos ou comunicaram a volta em ação acompanhada do anúncio imediato da venda de ingressos.

Por ora, parece estar funcionando. Nome do primeiro time do rock brasileiro, o grupo paulistano Titãs sai consagrado de 2023. Em cena desde abril, com show de caráter retrospectivo, a turnê Titãs – Encontro arrastou multidões Brasil afora para arenas e ginásios, conquistando o público que testemunhou o auge artístico dos Titãs nos anos 1980.

Rebatizada de Titãs – Pra dizer adeus na reta final, a turnê marcou o ano com o potente show que reuniu os sete integrantes da formação clássica da banda. O reencontro foi apoteótico.

Nome sobressalente na geração emo dos anos 2020, o grupo NX Zero também voltou e mobilizou os fãs da banda personificada pelo vocalista Di Ferrero. Anunciado em março, o retorno do NZ Zero aos palcos foi concretizado a partir de maio em turnê, Cedo ou tarde, que terminou neste mês de dezembro com duas concorridas apresentações no ginásio paulistano Allianz Parque.

Em julho, foi a vez de a banda Cine anunciar a volta à cena com show. Indo na onda, o grupo Restart também anunciou retorno em agosto com show estreado em outubro. A afluência do público fez com que a turnê de "despedida" Pra você lembrar ganhasse novas datas em 2024.

Enfim, saudade parece não ter idade nem limite no mercado brasileiro de shows, o que legitima a torcida do público pelos retornos de bandas dos anos 1980 como Engenheiros do Hawaii e Kid Abelha – ambos improváveis, por dissonâncias de ordem pessoal entre os respectivos integrantes.

Seja como for, cedo ou tarde, virou moda voltar à cena para dizer adeus e faturar com a nostalgia dos fãs.

A banda NX Zero em cena, em novembro, em show feito durante a turnê que trouxe o grupo de volta aos palcos em 2023

g1

Acompanhe a RETROSPECTIVA 2023 do Blog do Mauro Ferreira:

? RETROSPECTIVA 2023 – Brasil perde Rita Lee, João Donato, Leny Andrade, Carlos Lyra e outros gigantes da música

? RETROSPECTIVA 2023 – Festivais dominam calendário de shows e consagram astros brasileiros

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários