Banner 1 728x90

Sisu 2024: entenda como as notas de corte parciais são calculadas

.

Por G1 em 24/01/2024 às 15:15:25
Após atualização diária nas notas de corte, candidatos reclamaram de erro no sistema do programa. Em nota, o MEC declarou que o problema foi identificado e corrigido. Sisu libera a nota de corte dos cursos das universidades públicas.

Reprodução

Com a atualização das notas de corte parciais no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 nesta quarta-feira (24), candidatos que antes estavam dentro da nota de corte caíram algumas colocações, enquanto outros ganharam vantagem.

Isso gerou dúvidas nas redes sociais e internautas chegaram a reclamar do sistema do Sisu por definir notas tão aleatórias. Mas, afinal, como as notas de corte são definidas? Elas são mesmo tão aleatórias quanto podem parecer?

Notas de corte parciais

A cada dia do período de inscrições, o sistema calcula uma nota de corte parcial para cada curso, com base no número de vagas e no desempenho de quem já se inscreveu até aquele momento.

Por exemplo:

Suponha que Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem 5 vagas para o curso de odontologia, e, no primeiro dia, 6 candidatos com as seguintes médias se inscreveram para elas:

Candidato 1: 892,13

Candidato 2: 870,79

Candidato 3: 846,45

Candidato 4: 838,62

Candidato 5: 825,09

Candidato 6: 815,80

Quando o sistema atualizou no segundo dia, a nota de corte parcial para as cinco vagas era 825,09, igual a média do quinto candidato, que estava, naquele momento, ocupando a última vaga disponível. Com isso, o sexto candidato estava abaixo da nota de corte parcial.

Ainda no segundo dia, um novo candidato se inscreveu para uma daquelas vagas:

Candidato 1: 892,13

Candidato 2: 870,79

Novo candidato: 865,40

Candidato 3: 846,45

Candidato 4: 838,62

Candidato 5: 825,09

Candidato 6: 815,80

Quando a nota de corte atualizou no terceiro dia, havia aumentou para 838,62, igual a nota do Candidato 4, que estava, então, ocupando a quinta colocação na disputa pelas vagas.

Assim, a nota de corte sempre dependerá da nota do candidato que ocupa a última posição dentro do número de vagas disponíveis.

Candidata ao Sisu 2024 ocupa a última posição dentre as vagas disponíveis; média dela é definica como nota e corte.

Reprodução/Redes sociais

???? Fique atento! Da mesma maneira que a nota de corte parcial pode aumentar ao longo dos dias, também pode diminuir caso um candidato bem colocado mude a opção de curso, por exemplo. Por isso, a dica é conferir diariamente a nota de corte dos cursos escolhidos.

5 cuidados para tomar ao se inscrever no Sisu

Candidatos reclamam de erro

Um erro percebido por candidatos do Sisu na terça-feira (23), persistiu ao longo desta quarta-feira. A reclamação dos inscritos dizia respeito a uma indicação do sistema de que, mesmo com nota suficiente para passar na primeira opção de curso, os candidatos teriam sido temporariamente classificados para a segunda opção — o que não deveria acontecer.

Candidato fica confuso com classificação no Sisu.

Reprodução/Redes sociais

O g1 apurou que o erro afeta também quem está fora da nota de corte dos cursos escolhidos, uma vez que o sistema não indica a colocação do candidato na lista de interessados.

"O problema é que não dá para saber se vale tentar a lista de espera do curso quando a inscrição terminar ou se devemos mudar a opção de curso antes disso. É um problema que afeta muito nossa escolha", diz a recifense Victória Anne Almeida, de 23 anos, que notou o erro na inscrição do namorado, Victor Eduardo Santos, de 22 anos.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) declarou que detectou problemas "pontuais" e que o sistema foi ajustado e "opera normalmente".

"A equipe segue trabalhando, em regime de plantão, para garantir a transparência e normalidade do processo seletivo. Nenhum inscrito será prejudicado", concluiu a pasta.

VÍDEOS DE EDUCAÇÃO

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários