Banner 1 728x90

Provão Paulista: governo de SP divulga primeira lista de aprovados

.

Por G1 em 26/01/2024 às 12:36:30
Primeira etapa de matrícula acontece a partir do dia 29 de janeiro; próximas chamadas acontecem nos dias 2 e 9 de fevereiro. São 15 mil vagas para USP, Unesp, Unicamp, Fatec e Univesp. Alunos da rede pública durante Provão Paulista

Divulgação

A Secretaria Estadual da Educação divulgou nesta sexta-feira (26) o resultado do Provão Paulista, aplicado para alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio da rede pública do estado de São Paulo. São cerca de 15 mil vagas para USP, Unesp, Unicamp, Fatec e Univesp.

A lista da primeira chamada está disponível no site do exame. Veja abaixo ou clique aqui para conferir.

A iniciativa do governo de São Paulo garante vagas no ensino superior nas universidades e faculdades estaduais para alunos que concluíram o ensino médio no ano passado. As vagas disponíveis são:

Universidade de São Paulo (USP): 1.500 vagas

Universidade Estadual Paulista (Unesp): 934 vagas

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): 325 vagas

Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): 2.620 vagas

Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs): 10 mil vagas

Além dos resultados, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo irá divulgar a primeira chamada unificada. As matrículas ocorrem entre os dias 29 e 30 de janeiro.

Cada instituição de ensino superior tem o próprio cronograma, além de regras para o processo de matrícula. A Secretaria da Educação de São Paulo sugere aos estudantes que consultem as regras que já estão disponíveis no portal do Provão Paulista.

Leia também

'Mais difícil do que o Enem': alunos do 3º ano relatam como foi 1º dia de provas

Tema da redação vaza na véspera do exame; governo de SP diz que irá investigar

Governo de SP nega fraude em vazamento de tema da redação

Ao todo, serão divulgadas três chamadas unificadas para as matrículas dos aprovados, com a nota e as opções determinadas pelos estudantes.

Todas as matrículas, com exceção da Univesp, são para início das aulas no primeiro semestre deste ano. Na Universidade Virtual do Estado de São Paulo, os cursos terão início no segundo semestre deste ano letivo.

O que é o Provão Paulista?

O Provão Paulista é um novo vestibular seriado anunciado pelo governo estadual em julho, voltado especificamente para estudantes matriculados na rede pública de ensino.

Cinco instituições de ensino paulistas aderiram ao processo seletivo, somando cerca de 15 mil vagas que serão disputadas pelos candidatos.

Como se trata de uma prova seriada, os estudantes fazem o vestibular todos os anos ao longo do ensino médio.

Isso quer dizer que um aluno que está no primeiro ano em 2023 precisará fazer a prova também em 2024 e 2025. Só então sua nota final, baseada no desempenho das três edições, será calculada para a disputa por uma vaga na graduação.

Quem cursa o segundo ano precisará fazer o Provão em 2023 e 2024. Já os que estão no terceiro ano do ensino médio terão apenas as notas desta edição como base de cálculo na concorrência.

De acordo com o governo de São Paulo, cerca de 1,2 milhão de alunos se inscreveram para realizar o Provão. Desses, 1,7 mil estudam em outros estados.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários