Banner 1 728x90

Data de matrícula de aprovados no Provão Paulista varia de acordo com a universidade; veja calendário

.

Por G1 em 26/01/2024 às 18:39:24
Quem foi convocado em duas vagas só poderá se matricular em uma delas. Matrículas já começam neste sábado (27), no caso dos candidatos convocados para a Unesp, e segunda chamada sai na próxima sexta (2). Os milhares de estudantes de escolas públicas aprovados no Provão Paulista agora têm poucos dias para realizar a matrícula e garantir a vaga de graduação em uma das cinco instituições paulistas de ensino superior. Os resultados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (26).

O processo de matrícula é feito de forma virtual, mas no site de cada instituição. Na Universidade Estadual Paulista (Unesp), por exemplo, as matrículas já podem ser feita a partir das 8h deste sábado (27).

Veja abaixo as datas e sites para a matrícula, segundo as orientações divulgadas no site oficial:

Unesp: das 8h de sábado (27) até terça (30) no site https://sistemas.unesp.br/calouros/

USP: segunda e terça-feira (29 e 30 de janeiro) no site https://www5.usp.br/

Fatecs: segunda e terça-feira (29 e 30 de janeiro) no site https://siga.cps.sp.gov.br/matricula/matricularemota.aspx

Unicamp: terça e quarta-feira (30 e 31 de janeiro), segundo as regras da página de instruções de matrícula. No caso da Unicamp, em 30 de janeiro os candidatos aprovados para as cotas étnico-raciais terão entrevista on-line com a Comissão de Averiguação.

Univesp: segundo a portaria divugada pela Univesp, neste mês os candidatos aprovados serão convocados via e-mail para realizar a matrícula pelo site. O portal de matrículas da Univesp é https://sei.univesp.br/processoSeletivo/#/.

Essa é a primeira edição do vestibular realizado pela Secretaria Estadual da Educação e voltado para aumentar a participação de estudantes de escolas públicas, principalmente as da rede estadual paulista, nas universidades do estado. No total, 15 mil vagas serão ofertadas para o primeiro e segundo semestres de 2024.

Os resultados divulgados nesta sexta são referentes a 10.232 vagas oferecidas nas cinco instituições:

Universidade de São Paulo (USP): 1.500 vagas

Universidade Estadual Paulista (Unesp): 934 vagas

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): 325 vagas

Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): 2.620 vagas (com início das aulas no segundo semestre)

Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs): 4.864 vagas (para início no primeiro semestre)

Em abril, um novo processo de escolha de vagas será feito para outras 5.136 vagas com início no segundo semestre.

Participação na primeira edição

Segundo a Seduc-SP, 386 mil estudantes do terceiro ano do ensino médio estavam inscritos no Provão Paulista. Desse total, 89% eram da rede estadual de ensino, 9% estavam matriculados nas Etecs, as escolas de tecnologia do Centro Paula Souza.

O restante foi composto de alunos dos institutos e escolas federais, das redes municipais e estaduais de foram do estado.

Cerca de dois terços deles (260 mil) de fato fizeram os dois dias de prova.

Mas só 184 mil chegaram a se manter na disputa, selecionando pelo menos uma de 11 opções possíveis de vagas nas instituições participantes, no período entre o início de novembro de o fim de dezembro.

Os estudantes que não escolheram vagas acabaram de fora da concorrência.

Já entre os aprovados na lista divulgada nesta sexta, a secretaria disse que 74% são estudantes formados em escolas estaduais paulistas. Outros 17% são das Etecs e 9% estudaram nas demais redes públicas de ensino.

Provão Paulista em números

Lista de aprovados

Consulte abaixo todos os nomes convocados na primeira chamada do Provão Paulista, ou clique aqui para conferir.

Alunos da rede pública durante Provão Paulista

Divulgação

Leia também

'Mais difícil do que o Enem': alunos do 3º ano relatam como foi 1º dia de provas

Tema da redação vaza na véspera do exame; governo de SP diz que irá investigar

Governo de SP nega fraude em vazamento de tema da redação

Ao todo, serão divulgadas três chamadas unificadas para as matrículas dos aprovados, com a nota e as opções determinadas pelos estudantes.

Todas as matrículas, com exceção da Univesp, são para início das aulas no primeiro semestre deste ano. Na Universidade Virtual do Estado de São Paulo, os cursos terão início no segundo semestre deste ano letivo.

O que é o Provão Paulista?

O Provão Paulista é um novo vestibular seriado anunciado pelo governo estadual em julho, voltado especificamente para estudantes matriculados na rede pública de ensino.

Cinco instituições de ensino paulistas aderiram ao processo seletivo, somando cerca de 15 mil vagas que serão disputadas pelos candidatos.

Como se trata de uma prova seriada, os estudantes fazem o vestibular todos os anos ao longo do ensino médio.

Isso quer dizer que um aluno que está no primeiro ano em 2023 precisará fazer a prova também em 2024 e 2025. Só então sua nota final, baseada no desempenho das três edições, será calculada para a disputa por uma vaga na graduação.

Quem cursa o segundo ano precisará fazer o Provão em 2023 e 2024. Já os que estão no terceiro ano do ensino médio terão apenas as notas desta edição como base de cálculo na concorrência.

De acordo com o governo de São Paulo, cerca de 1,2 milhão de alunos se inscreveram para realizar o Provão. Desses, 1,7 mil estudam em outros estados.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários