Banner 1 728x90

Richard Serra, um dos artistas mais importantes do século 20, morre aos 85 anos

.

Por G1 em 26/03/2024 às 23:58:26
Ao longo de seis décadas, Serra revolucionou a escultura em grande escala. Morte foi confirmada nesta terça-feira (26) e causada por uma pneumonia. Richard Serra, autor da escultura, é considerado um dos mais importantes artistas do século 20

Getty Images/Via BBC

Richard Serra, um dos artistas mais importantes do século 20, morreu aos 85 anos nesta terça-feira (26). Ele foi vítima de uma pneumonia e morreu em casa, em Nova York. Serra também era conhecido como o "poeta de ferro".

Ao longo de seis décadas, Serra revolucionou a escultura em grande escala. As obras dele são conhecidas pelas paredes inclinadas e blocos que se integram aos ambientes, além de arcos monumentais e espirais.

Nascido em São Francisco, nos Estados Unidos, Serra estudou pintura na Universidade de Yale. Mas foi na escultura que resolveu seguir carreira, inspirado por viagens que fez pela Europa.

Em 1981, a instalação de uma parede curva de aço com mais de 35 metros de comprimento na Federal Plaza, em Nova York, fez com que ele ganhasse ainda mais reconhecimento. A obra acabou sendo desmontada tempos depois.

Durante a carreira, o artista teve várias peças expostas em museus conhecidos mundialmente, como o Guggenheim, nos Estados Unidos, e o Reino Sofia, na Espanha.

Em 2014, Serra veio ao Brasil e fez uma exposição no Instituto Moreira Salles (IMS), no Rio de Janeiro. Já em 2019, uma das obras dele foi instalada no jardim externo do IMS de São Paulo.

Obra de Richard Serra exposta em Nova York, em 2007

Mary Altaffer/AP

A incrível história da escultura de 38 toneladas que desapareceu na Espanha e nunca mais foi encontrada

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários