Banner 1 728x90

PIB vai 'surpreender' e crescer acima do esperado em 2024, afirma Haddad

Ministro prevê alteração da projeção oficial já nos próximos meses, de 2,2% para 'acima de 2,5%' no ano.

Por G1 em 27/03/2024 às 18:05:35
Ministro prevê alteração da projeção oficial já nos próximos meses, de 2,2% para 'acima de 2,5%' no ano. Haddad discursou durante o 8º Fórum Econômico Brasil-França, com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (27) que o governo federal irá rever nos próximos meses suas estimativas para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2024.

De acordo com o ministro, a atual projeção do governo de crescimento de 2,2% da economia do país deve ser alterada para um patamar acima de 2,5%.

"Nós devemos, mais uma vez, surpreender as projeções do mercado e crescer um pouco mais do que o esperado. O detalhe é que estamos fazendo isso com a inflação em baixa. A inflação está caindo ano a ano, e nós entendemos que 2024 não será um ano diferente do anterior", afirmou Haddad.

A declaração foi feita durante o 8º Fórum Econômico Brasil-França, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo. Também participaram do evento o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o presidente da França, Emmanuel Macron.

Ao iniciar sua fala, Haddad defendeu a atuação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na retomada da relação com outros países, citando o Mercosul e a abertura do bloco para adesão de outros países.

"Queremos fortalecer o nosso bloco regional no sentido não de patrocinar um isolamento e um protecionismo à moda antiga. A nossa pretensão, sobretudo na presidência do G20, é propor uma reglobalização sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental", continuou o ministro.

Investimento de 1 bilhão de euros na bioeconomia da Amazônia

A visita de Macron ao Brasil também resultou no anúncio, na terça-feira (26), de um programa que pretende investir 1 bilhão de euros na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa, território ultramarino da França na América do Sul.

Os valores foram anunciados durante um encontro entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente francês em Belém (PA), cidade que vai receber a cúpula do clima COP-30 no ano que vem.

Segundo uma declaração conjunta dos governos brasileiros e francês, o investimento será realizado nos próximos quatro anos e terá colaboração entre a Agência Francesa de Desenvolvimento e bancos públicos brasileiros. Além disso, há a previsão de investimento privado no projeto.

De acordo com os dois governos, o plano terá vários componentes-chave:

diálogo entre as administrações francesa e brasileira sobre os desafios da bioeconomia;

parceria técnica e financeira entre bancos públicos brasileiros, incluindo o BASA e o BNDES, e a Agência Francesa de Desenvolvimento, presente no Brasil e na Guiana Francesa;

nomeação de coordenadores especiais para as empresas francesas e brasileiras mais inovadoras no campo da bioeconomia;

um novo acordo científico entre a França e o Brasil, operado pelo CIRAD e pela Embrapa, que possibilitará o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa sobre setores sustentáveis, inclusive na Guiana Francesa;

criação de um hub de pesquisa, investimento e compartilhamento de tecnologias-chave para a bioeconomia, que poderá apoiar-se no fortalecimento do Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica (CFBBA) e na formação de redes de universidades francesas e brasileiras que possam contribuir para esses temas.

Brasil e França também afirmaram que as mulheres, os homens e as crianças dos povos indígenas e das comunidades locais participarão da tomada de decisão dos investimento.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários