Banner 1 728x90

Documentário 'extremistas.br' ganha prêmio de melhor filme em defesa dos direitos humanos em festival da Europa

Série mostra como o extremismo tomou conta da direita radical no Brasil e os motivos que levam milhares a disseminar discursos golpistas.

Por G1 em 28/03/2024 às 22:19:27
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Série mostra como o extremismo tomou conta da direita radical no Brasil e os motivos que levam milhares a disseminar discursos golpistas. Todos os episódios da série estão disponíveis no Globoplay 'extremistas.br': série que chega ao Globoplay investiga o que levou parte dos brasileiros a defender discursos antidemocráticos

O documentário "extremistas.br" ganhou o prêmio de melhor filme em defesa dos direitos humanos do One World Film Festival. A premiação foi realizada nesta quinta-feira (28) em Praga.

Todos os episódios da série estão disponíveis no Globoplay.

O festival One World é o maior com foco nos direitos humanos na Europa.

O diretor da série, Caio Cavechini, esteve na cerimônia de premiação, que contou com a presença do presidente da República Tcheca, Petr Pavel.

"Foi muito interessante perceber como a radicalização no Brasil gerou curiosidade e inclusive um choque no público estrangeiro", disse Cavechini. "Alguns acompanham notícias, mas muitos vieram comentar que não tinham ideia da profundidade da polarização, das suas várias frentes e seus mecanismos."

"É uma honra que o júri tenha escolhido nosso documentário diante de tantos outros filmes de impacto. E é também um orgulho para esse time que esteve dois anos mergulhado nesse ambiente político tão difícil";

Produzido pelo jornalismo da Globo, "extremistas.br" mostra como o extremismo tomou conta da direita radical no Brasil e os motivos que levam milhares de brasileiros a disseminar discursos golpistas.

A produção mergulha em acontecimentos que marcaram o debate sobre os ataques à democracia no governo passado e foi atualizada depois dos atos de terrorismo do domingo (8).

Para o documentário, foram ouvidos especialistas e pesquisadores que monitoram esse comportamento e a equipe acompanhou personagens conhecidos da política nacional, atores políticos improváveis, influenciadores digitais em ascensão, militantes arrependidos e eleitores desconhecidos.

"extremistas.br" tem direção de Caio Cavechini, que também assina o roteiro junto com Carlos Juliano Barros, Carol Pires e Eliane Scardovelli. A produção conta com reportagens de Henrique Picarelli, Marcelo Junior, Diogo André, Mayara Teixeira, Caue Angeli e Carolline Leite.
Comunicar erro

Comentários