Banner 1 728x90

Em cerimônia com Lula, comandante reafirma compromisso do ExĂ©rcito na defesa dos 'mais caros ideais democrĂĄticos'

.

Por G1 em 19/04/2024 às 11:26:21
General Tomás Paiva também defendeu 'previsibilidade orçamentária' para projetos militares. Lula compareceu a evento do Dia do Exército, em Brasília. Presidente Lula participa de cerimônia pelo Dia do Exército, em Brasília

Guilherme Mazui/g1

O comandante do Exército, general Miguel Tomás Paiva, afirmou nesta sexta-feira (19), que a Força "reafirma o eterno compromisso" com o país para defesa "dos mais caros ideais democráticos".

Paiva deu a declaração durante cerimônia do Dia do Exército, em Brasília, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"No dia de hoje, ao completar 376 anos de glórias, a Força Terrestre reafirma o eterno compromisso com a Nação brasileira em defesa da Pátria e dos mais caros ideais democráticos, mesmo com o sacrifício da própria vida", disse o general, que acrescentou.

"Integramos uma Instituição de Estado, alicerçada na hierarquia e na disciplina, que se mantém coesa pelo culto a valores imutáveis".

Paiva também defendeu "previsibilidade orçamentária" para fortalecer projetos da base industrial de Defesa do país "e aumentar a capacidade de dissuasão em um mundo multipolar, no qual os conflitos bélicos são uma realidade".

Atualmente, o Brasil não tem participação direta em conflitos armados. As guerras em cursos de maior repercussão ocorrem na Ucrânia (Ucrânia x Rússia) e na Faixa de Gaza (Israel x Hamas).

O ministro da Defesa, José Múcio, reforçou nesta semana, na Câmara dos Deputados, o pedido de reforço no orçamento das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

Em março, a fim de adequar o orçamento à regra fiscal, o governo federal bloqueou recursos R$ 2,9 bilhões.

O Ministério da Defesa teve R$ 446 bilhões bloqueados na ocasião. O dinheiro foi segurado para cumprir limites de gastos do arcabouço fiscal.
Comunicar erro

ComentĂĄrios