Banner 1 728x90

Leite avisa que ficará no PSDB e que deixará o governo do Rio Grande do Sul nos próximos dias

Por G1 em 28/03/2022 às 08:11:29
Integrantes da cúpula do PSDB e do PSD foram informados de que o governador Eduardo Leite vai anunciar nesta segunda-feira (28) que vai permanecer no ninho tucano. Leite também deve avisar que deixará o governo do Rio Grande do Sul nos próximos dias.

De acordo com a legislação eleitoral, governadores que pretendam disputar as eleições para um outro cargo têm que se desligar do atual mandato até 2 de abril (seis meses antes do pleito).

Leite protagonizou nas últimas semanas uma novela sobre sair ou ficar no PSDB. Ele perdeu, em novembro, para o governador de São Paulo, João Doria, as prévias para representar o partido na disputa à Presidência da República. Com isso, chegou a se aproximar do PSD, numa tentativa de viabilizar a candidatura.

A maior indicação de que Leite decidiu ficar no PSDB foi dada pelo próprio Doria, no domingo (27). O governador paulista cobrou respeito ao resultado das prévias tucanas.

Eduardo Leite no PSD? Confira as movimentações para a corrida eleitoral

Leite recebeu a garantia de caciques tucanos de que seria candidato da chamada terceira via e que teria estrutura de campanha. O PSDB vai disponibilizar R$ 70 milhões de sua cota do fundo eleitoral para a disputa eleitoral.

Leite recebeu apelos de vários caciques tucanos, entre eles o senador Tasso Jereissati (CE), para permanecer no partido. Ele foi alertado de que teria dificuldades de viabilizar a candidatura pelo PSD, que prioriza projetos regionais.

Na sexta-feira (25), o presidente do PSD, Gilberto Kassab, chegou a conversar com Leite para dar ao governador garantias de que ele teria estrutura para ser candidato pela sigla.

A indefinição de Leite nas últimas semanas gerou tensão entre os tucanos.

VÍDEOS: veja mais comentários de política
Comunicar erro

Comentários