Banner 1 728x90

Chuvas no Rio de Janeiro: governo reconhece situação de emergĂȘncia em Angra dos Reis

Por G1 em 03/04/2022 às 23:06:24
Medida foi publicada em edição extra do 'Diário Oficial da União' neste domingo e tem o objetivo de acelerar a resposta federal ao desastre. Oito pessoas morreram em Angra dos Reis. Sobe para 16 o número de mortos após temporal no RJ

O governo federal reconheceu neste domingo (3), por procedimento sumário, a situação de emergência no município de Angra dos Reis, na região sul do estado do Rio de Janeiro, que foi atingida por fortes chuvas nos últimos dias.

A portaria foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União" e é assinada pelo secretário nacional de Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alexandre Lucas Alves. Medidas como essa têm o objetivo de acelerar a resposta federal a desastres, com a possível liberação de recursos emergenciais.

Alexandre Lucas Alves sobrevoou a região atingida pelas chuvas mais cedo neste domingo em um helicóptero da Marinha. Também neste domingo o Ministério da Defesa informou que apoiou, com aeronaves, o deslocamento de equipes de resgate.

Bombeiros buscam por desaparecidos após o temporal, que deixou pelo menos 16 mortos no sul do Rio de Janeiro. Sete mortes foram confirmadas em Paraty, outras oito pessoas morreram em Angra dos Reis. Um homem morreu em Mesquita, na Baixada Fluminense.

Pior chuva da história, diz prefeitura

Esta foi a pior chuva da história de Angra dos Reis, segundo a prefeitura. Equipes de resgate da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros ainda buscam três pessoas nos escombros do bairro Monsuaba.

Também estão sendo procuradas até quatro pessoas que poderiam estar soterradas, segundo relatos da comunidade local, em um deslizamento de terra que destruiu a Praia de Itaguaçu, na Ilha Grande.

Atualmente, 314 moradores desabrigados estão sendo atendidos em seis pontos de apoio disponibilizados pela cidade. Os mais ocupados são a Escola Municipal Raúl Pompeia, no bairro Monsuaba, com 220 pessoas, e a Escola Municipal Frei Bernardo, no Parque Mambucaba, que recebe 81 moradores.

Por conta dos transtornos, as aulas da rede municipal em Angra dos Reis foram suspensas nesta segunda-feira (4).
Comunicar erro

ComentĂĄrios