Banner 1 728x90

Entenda por que a presidente da universidade Harvard, nos EUA, renunciou após manifestações de alunos pró-Palestina

.

Por G1 em 02/01/2024 às 18:01:44
Claudine Gay foi acusada de ser conivente com manifestações antisemitas e, depois disso, começou a ser acusada de plágio em artigos acadêmicos, inclusive sua tese de doutorado. Claudine Gay em 25 de maio de 2023

Brian Snyder/Reuters

Claudine Gay, presidente da Universidade Harvard, uma das mais tradicionais dos Estados Unidos, pediu demissão nesta terça-feira (2).

Ela estava sendo pressionada a deixar o cargo após ter dado um depoimento no Congresso dos EUA sobre antisemitismo no campus da universidade. Desde então, começaram a surgir denúncias de que ela teria publicado artigos acadêmicos com trechos plagiados de outros estudos.

Gay estava no cargo desde julho.

Depoimento no Congresso

A polêmica começou após manifestações pró-Palestina de estudantes em universidades dos EUA. Gay e outros presidentes de universidades dos EUA foram convocados para prestar depoimento no Congresso.

Durante o depoimento dela, perguntaram a Gay se as manifestações de alunos de Harvard que pediam o genocídio do povo judeu seriam uma violação das regras de assédio da universidade. Gay então disse o seguinte: "Podem ser, dependendo do contexto". Para os opositores de Gay, a frase foi evasiva e não foi suficientemente incisiva.

Posteriormente, ela chegou a pedir desculpas pela frase.

Depois do depoimento dela no Congresso, começaram a aparecer as acusações de plágio.

Inicialmente, três artigos acadêmicos dela foram analisados. Concluiu-se que ela não violou os padrões de pesquisa, mas que havia citações que foram feitas de forma equivocada. A presidente afirmou que ia pedir para inserir correções.

Em um segundo momento, apareceram outras duas acusações de problemas com citações dissertação de doutorado da presidente, de 1997.

Na segunda-feira (1º) surgiram novas acusações. Ela, então, renunciou.

Carta de Claudine Gay

Em sua carta de renúncia, Gay afirma que "ficou claro que o melhor para a Universidade Harvard é que eu renuncie e que nossa comunidade possa navegar esses momento de grandes desafios com foco na instituição, e não em um indivíduo".

Ela disse também que tem disso estressante que as pessoas tenham colocado em dúvida seus compromissos em combater o ódio e se ater ao rigor acadêmico, que são "dois valores fundamentais para quem eu sou, e é assustador ser objeto de ataques pessoais e ameaças motivados por preconceito racial."

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários