Banner 1 728x90

Fuvest 2022: professores dizem que prova teve nível médio de dificuldade na 1ª fase, com questões atuais e bem formuladas

Por G1 em 13/12/2021 às 06:10:34
Para cursinhos preparatórios, exame deste ano foi tradicional, conteudista e sem surpresas. Gabarito foi divulgado neste domingo (12) e lista de aprovados para 2ª fase sai em 21 de dezembro. Estudante faz prova da primeira fase do vestibular da Unicamp 2022 em Campinas

Julio Cesar Costa / g1

Professores de cursinhos pré-vestibulares de São Paulo avaliaram neste domingo (12) que a primeira fase da Fuvest foi tradicional, conteudista e com muitas questões de atualidades. Para os docentes, o exame manteve o grau de dificuldade dos últimos anos.

“Foi uma prova padrão Fuvest. Inteligente, criativa e bem atualizada, com temas muito atuais, mas que exigiu a formação do candidato e domínio dos conceitos em todas as disciplinas”, afirmou a professora Vera Lúcia Antunes, coordenadora pedagógica do curso Objetivo.

"A prova de 2022 seguiu o padrão tradicional da Fuvest, mais conteudista, porém, com surpresas, apresentando questões muito contextualizadas", disse Daniel Cecílio, diretor pedagógico do Curso Oficina do Estudante, de Campinas (SP).

GABARITO: Veja o gabarito oficial da prova da 1ª fase da Fuvest

TEMPO REAL: Abstenções chegaram a 13,7% neste ano

Candidatos destacam questões sobre pandemia e letra de Emicida

Veja ranking de concorrência de cursos no vestibular da USP

“Uma prova "estilo pandemia", um pouquinho mais complicada que no ano passado. No nível geral, foi uma prova de nível médio e não estava uma prova difícil como Fuvest normalmente”, declarou Anderson Bigon, coordenador estratégico da mesma Oficina do Estudante.

“Essa prova seguiu o padrão Fuvest de exame tradicional, com um nível de dificuldade intermediário. Talvez esteve um pouco mais difícil que no ano passado, talvez por causa do nível de preparação dos estudantes nesse ano, em relação a 2020 [primeiro ano de pandemia]”, analisou o gerente de pré-universitário e avaliações do SAS Plataforma de Educação, Vinícius Haidar.

Os estudantes relataram ao g1 que a prova deste ano abordou questões envolvendo jogos e aplicativos de celular como TikTok, na prova Inglês, e o jogo Among Us, na prova de Química. Eles também afirmam que a pandemia prejudicou a preparação para o exame.

A lista de convocados para a segunda fase do vestibular será divulgada no dia 20 de dezembro. Já a tão esperada lista de aprovados no concurso deve ser conhecida apenas em 4 de fevereiro, segundo o calendário da Fuvest (veja mais abaixo).

Estudantes participam da1ª fase do vestibular da Fuvest neste domingo(10) em sala da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, na Cidade Universitária.

Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo

O cursinho Oficina do estudante elegeu as questões mais difíceis de cada disciplina, considerando a prova tipo V, aplicada neste domingo (12). As questões são as seguintes:

Gramática - questão 18

Geografia - questão 62

Inglês - questão 48

Física – questão 54

Literatura – questão 24

História – questão 83

Biologia – questão 11

Química – questão 78

Matemática – questão 37

Veja a análise dos professores por disciplina:

Português

A prova de Língua Portuguesa contou com 17 questões, 9 dessas de interpretação de texto. Chamou a atenção do professor José Ferreira, do Grupo SEB, o fato de não haver temas polêmicos, textos muito bem escolhidos e com grau de dificuldade mediano, igual ao ano passado, comparativamente aos anos anteriores.

"A prova não foi tão complicada, quando a prova de língua portuguesa da Fuvest sempre se notabilizou como uma prova bem complicada. Senti falta de questões que necessitassem a leitura das obras, afinal de contas exigem a leitura 9 livros. Foram 4 questões apenas e não necessitam da leitura das obras nem conhecimento do enredo, apenas do conhecimento teórico que pode ser adquirido em aulas", disse Ferreira.

“Prova muito claro sobre o que o texto fala, com uma quantidade grande de textos mais atuais. Abordou questões como ser fitness, taxação de livros. São temas extremamente atuais. Na prova de literatura, não caíram todos os nove livros da lista, mas se fizeram presentes O "Quincas Borba" (Machado de Assis) e "Mensagem" (Fernando Pessoa). Mas havia uma questão que o aluno precisava distinguir ao menos cinco livros da lista. Prova muito bem preparada e muito honesta com os alunos”, avaliou o professor Serginho Henrique, do Objetivo.

Química

Para o professor Pietro Escobar, a prova teve nível médio, onde o aluno que estava bem preparado teve grata surpresa. Segundo ele, as questões estavam bem diretas e com poucos cálculos.

"A prova de química estava no mesmo nível que a do ano passado (2021) e de outros anos, com poucas contextualizações. Alguns temas ficaram faltando, como eletroquímica e estequiometria, mas os outros assuntos esperados foram bem abordados. Não houve nenhuma questão relacionada sobre vacinação. Concluo, que a prova estava completa, muito clara e concisa", afirmou.

“Foi um exame com enunciados curtos e diretos. O examinador já falava direto o que queria. Apenas três questões com cálculos e muitos simples, sem nada de casas decimais. Prova no geral de nível médio, com questões fáceis e difíceis, mas com muitos assuntos abordados”, disse a professora Gabriela Toti.

Física

"A prova foi bem contextualizada e surpreendeu ao não cobrar pandemia. Seguindo seu padrão, a Fuvest forneceu algumas fórmulas importantes, mas cometeu uma gafe na questão 54 (prova Tipo V), onde esqueceu a velocidade na alternativa. Concluo que a prova foi justa e abordou assuntos diverso", declarou o professor Wander Azanha.

Matemática

“No conjunto foi uma prova exigente, com questões exequíveis, porém, algumas difíceis. Percebemos algumas questões fáceis como de escalas, sistemas de numeração, a questão dos vídeos e do posto de gasolina, que seria resolvidas pro proporção. Porém, caiu o clássico, como a questão dos polinômios e poliedros, que faz parte da geometria espacial. Houve mais geometria plana que especial", afirmou o professor Marcelo da Silva Melo, do colégio Objetivo.

Segundo o professor Frederico Braga, do SEB Lafaiete de Ribeirão Preto, a prova de Matemática em 2022 teve grau de dificuldade media para baixo, sem nenhuma questão polêmica.

“Dentre alguns temas abordados de forma bem clara tivemos: análise combinatória, polinômios, progressão Aritmética, Poliedros convexos, problemas do primeiro grau, porcentagem, arcos de circunferência entre outros. Vários assuntos tradicionalmente presentes nas provas passadas não apareceram como por exemplo Probabilidades, equações de reta e circunferência, funções, áreas de figuras planas etc”, afirmou.

Biologia

Segundo o professor Daniel Cecílio, da Oficina do Estudante, na Biologia teve uma questão sobre o uso da cloroquina, um tema muito atual, segundo ele.

"Nos chamou bastante a atenção, a aparição do universo cinematográfico, com o filme Pantera Negra, da Marvel, em uma questão interdisciplinar de Biologia com Geografia. Em geral, o nível de dificuldade de todas as disciplinas foi semelhante à edição anterior e sem questões polêmicas", declarou.

A prova de 2022 abordou os diversos temas da disciplina, contemplando Citologia, Genética, Evolução, Fisiologia Humana, Ecologia e Botânica, segundo o professor de Biologia da Escola SEB Lafaiete, Fernando Roma.

"O destaque ficou para Citologia, com três questões sobre o assunto. Os textos dos enunciados estavam curtos e os textos das alternativas foram bem elaborados, sem as famosas “pegadinhas”. O assunto vacinação, bastante esperado, não foi abordado. Em relação aos anos anteriores, a prova teve nível de dificuldade semelhante e o tempo para resolução das questões foi suficiente. Nenhuma questão polêmica ou de resposta duvidosa", afirmou.

História

"Neste ano, não houve temas polêmicos e verifica-se uma contextualização parcial. Notou-se a ausência de questões que tratassem da participação feminina nos processos históricos. Não houve questões de história relacionadas à pandemia. Em suma, observa-se uma prova com temas clássicos, parcialmente conceitual e que permite fazer uma boa seleção de candidatos para a 2ª fase", disse o professor Felipe da Costa Melo.

Geografia

Segundo o professor Dario Francisco Feltrin, a prova apresentou ainda várias questões contextualizadas com temáticas envolvendo, meio ambiente, economia, população e da geografia física.

"A prova apresentou uma distribuição de assuntos bem variados, com destaque sobre o filme Pantera Negra. E também uma questão relativa a vacinação e Covid-19 (questão 6 da prova Tipo V). No geral, a prova de Geografia apresentou grande complexidade e conhecimentos específicos de alguns conteúdos, além de alto grau de contextualização, variando questões tradicionais e clássicas com atualidades", afirmou.

"Uma prova de nível médio. Em comparação com a prova do ano passado os temas foram melhor distribuídos, com temas de atualidades. Não apareceram questões polêmicas, porém a questão 62 (da prova Tipo V), apresentou um grau complexidade técnica, como termos pouco falados referentes a maré de Sizigia, quadratura e outros", completou.

Calendário Fuvest 2022

Prova da primeira fase: 12 de dezembro de 2021;

Divulgação da lista de convocados e dos locais de prova da 2ª Fase: 20 de Dezembro de 2021

Provas da segunda fase: 16 e 17 de janeiro de 2022;

Divulgação da primeira lista de aprovados: 04 de fevereiro de 2022.

Vídeo: Tudo sobre São Paulo e região metropolitana

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários