Banner 1 728x90

Turquia bloqueia acesso ao Instagram por causa de 'conteúdos problemáticos'

.

Por G1 em 02/08/2024 às 09:39:05
Na quarta, um representante do governo turco havia criticado a plataforma por 'censurar mensagens de condolências' ao líder do Hamas, morto em um ataque. Mais tarde, outro porta-voz desmentiu a informação e citou postagens de ódio que não foram removidas da rede social. Turquia bloqueia acesso ao Instagram

Yasin AKGUL/AFP

A Autoridade de Telecomunicações da Turquia, conhecida como BTK, decidiu bloquear o acesso ao Instagram no país após um funcionário do alto escalão do governo turco ter acusado a rede social de censura.

Muitas pessoas têm relatado na rede social X que não conseguem atualizar o feed no Instagram, um bloqueio que também foi constatado pela AFP.

A BTK publicou em seu site que o "instagram.com foi bloqueado por uma decisão em 02/08/2024", mas não revelou detalhes.

Na quarta-feira, o diretor de comunicação da presidência turca, Fahrettin Altun, afirmou que a plataforma "impedia as pessoas de publicarem mensagens de condolências para o mártir [Ismail] Haniyeh", o líder do Hamas morto em um ataque no Irã atribuído a Israel.

"É uma tentativa de censura muito clara e evidente", denunciou Altun na rede social X.

A BTK, no entanto, desmentiu ter atuado por motivos relacionados à morte do líder palestino: "Não bloqueamos o acesso por esta razão, não tem nada a ver", afirmou um de seus responsáveis, sob anonimato, ao site Medyascope.

Esse responsável alegou "insultos contra Mustafa Kemal Ataturk", considerado pai da Turquia moderna, e "uma série de crimes", envolvendo drogas, jogos e violência sexual contra menores.

Foi solicitado à plataforma que retirasse estes conteúdos e "se o problema não foi resolvido, temos direito de bloquear", disse.

Segundo a imprensa turca, o Instagram tem mais de 50 milhões de usuários no país.

Não é a primeira vez que a plataforma da empresa de Mark Zuckerberg enfrenta problemas na Turquia.

Segundo a AFP, a Meta anunciou a suspensão de sua rede social Threads na Turquia, depois de uma decisão da autoridade nacional de concorrência que a impedia de compartilhar dados com o Instagram, que também pertence à empresa.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários