Banner 1 728x90

Médico lança livro para tornar as informações sobre o câncer de mama mais acessíveis

Por G1 em 08/03/2022 às 11:06:26
Membro da Academia Nacional de Medicina, Maurício Magalhães Costa afirma que, quanto mais bem informada, maior a adesão da paciente ao tratamento As mamas são o símbolo da sexualidade feminina e qualquer ameaça à sua integridade provoca enorme impacto emocional, por isso escolhi o Dia Internacional da Mulher para tratar desse tema tão difícil quanto relevante. A boa notícia que tenho para comemorar a data de hoje é o livro “Câncer de mama: aprendendo a prevenir e superar”, no qual o ginecologista e mastologista Maurício Magalhães Costa, membro da Academia Nacional de Medicina, oferece explicações acessíveis que são uma ferramenta valiosa para quem enfrenta a doença. Numa linguagem clara e com muitas fotos e ilustrações, a obra cobre do diagnóstico à reabilitação.

O médico Maurício Magalhães Costa, membro da Academia Nacional de Medicina

Acervo pessoal

No Brasil, são diagnosticados 66 mil casos por ano mas, apesar do medo que inspira, houve uma tremenda evolução no tratamento do câncer nos últimos anos. Autor de outras cinco obras sobre a saúde das mamas e ex-presidente da Sociedade Internacional de Senologia (que é sinônimo de mastologia), o doutor Maurício Magalhães Costa explica que 70% das mulheres acometidas com câncer de mama não apresentam um fator de risco claramente identificável. A idade é um deles – 60% das pacientes têm mais de 60 anos – assim como histórico familiar; primeira menstruação precoce (antes dos 12) e menopausa tardia (após os 55); lesões benignas conhecidas como precursoras; anticoncepcionais hormonais; terapia de reposição hormonal; e obesidade, entre outros.

Uma das seções que mais me encantou foi a das perguntas que devem ser feitas ao médico: no momento do diagnóstico; antes e depois da cirurgia; sobre os tipos de tratamento e as alternativas. “Em 40 anos de prática, sei quais são as dúvidas das pacientes e o que é importante que elas saibam para que tomem as melhores decisões”, disse ele, acrescentando que quanto mais bem informada, maior a adesão ao tratamento – que deve ser personalizado e participativo para aumentar as chances de sucesso.

Na obra, aborda assuntos que, com frequência provocam dúvidas como, por exemplo, o que é a classificação BI-RADS, que padroniza as análises das características de lesões. Detalha como é feita a cirurgia, quais são os cuidados pré e pós-operatórios, a reconstrução mamária (que é garantida pelo SUS e planos de saúde), além dos esquemas de quimioterapia, hormonioterapia e radioterapia. Também ressalta que a atividade física durante o tratamento ajuda no controle de peso, na diminuição de inchaço e retenção de líquidos causada pelo uso de corticoides. O livro ainda apresenta cada especialista do time multidisciplinar envolvido no combate ao câncer: além do mastologista, cirurgião plástico, oncologista clínico, radiologista, rádio oncologista, patologista, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo. “O médico não deve se impor. Seu papel é de interface do conhecimento, para garantir que a paciente não apenas sobreviva, e sim que tenha qualidade de vida”, finaliza. Informação com empatia, na medida certa para enfrentar um desafio tão grande.

Capa do livro “Câncer de mama: aprendendo a prevenir e superar”

Reprodução

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários