Banner 1 728x90

Ouça a história de Frajola, gato comunitário que obteve reconhecimento em decisão inédita da Justiça

Por G1 em 24/03/2022 às 07:33:24
Tutor contou no podcast 'Bichos na Escuta' sobre a luta para estabelecer a permanência do gato em condomínio residencial em Campo Grande (MS). Frajola é um gato com uma vida diferente dos demais animais domesticados. Com treze tutores à sua disposição, o felino recebe os cuidados de todos eles e mora em uma casinha nas dependências do Condomínio Parque Residencial Mangaratiba, em Campo Grande (MS). Mas nem sempre foi assim. Nesse episódio de 'Bichos na Escuta', a jornalista Giuliana Girardi conta a história do gato Frajola, que foi reconhecido, em decisão judicial inédita, como gato comunitário do condomínio em que vive. Participam do episódio um dos tutores do Frajola, Pablo Neves Chaves e a veterinária Rita Ericson, consultora do podcast. Ouça o podcast completo no player acima.

É um prazer ter o Frajola aqui. Pessoas que têm depressão ajudam a cuidar dele e falam que faz bem. Pessoas aposentadas também falam que o Frajola faz bem para elas. Então, o Frajola só traz coisas boas.

Pablo Neves Chaves é um dos moradores que compartilha a responsabilidade pelos cuidados com Frajola. O bacharel em Direito conta que houve muitas desavenças na vizinhança desde que o gato apareceu nos arredores do condomínio, há cerca de cinco anos. A disputa entre os vizinhos resultou em um processo protocolado por Pablo em agosto de 2021, com decisão favorável à permanência do animal nas dependências do local, com multa de R$ 20 mil caso a decisão não seja respeitada. "O juiz escreveu na liminar que os animais não podem ser descartados como um sofá velho", ele relata.

O gato Frajola com um de seus tutores, Pablo Neves Chaves.

Arquivo pessoal

Consultora do podcast Bichos na Escuta, a veterinária Rita Ericson destaca que a existência de gatos comunitários é uma alternativa para animais que não se adaptam à vida doméstica, além de contribuir para preservar esses animais de riscos como atropelamento e envenenamento. Contudo, ela alerta para a conscientização sobre o abandono de animais nas ruas.

"Precisa ter essa conscientização de que maus-tratos e abandono são crimes, porque o grande problema das praças e dos parques é que acabam virando depósito de abandono de animais. Senão o que seria uma solução se torna um problema."

Ouça outros episódios de 'Bichos na Escuta':

PRIMEIROS SOCORROS: o que fazer em caso de acidente com animais

ADESTRAMENTO DE GATOS: aprenda truques e dicas práticas

VOZES DE PET: conheça os dubladores que fazem sucesso nas redes sociais

LUTO: como lidar com a morte de um pet

VIAGEM DE AVIÃO: ouça dicas de como transportá-lo

ALIMENTAÇÃO NATURAL OU RAÇÃO: descubra as vantagens de cada tipo de comida

GATOS OU CACHORROS: entenda vantagens e diferenças de cada pet

CHAMA OS CACHORROS: descubra os bastidores dos pets de Ana Maria Braga

ADOÇÃO NA PANDEMIA: ouça dicas em novo podcast para apaixonados por pets

PETS EM CONDOMÍNIO: quais as regras para boa convivência

Frajola, o gato comunitário de condomínio em Campo Grande (MS).

Arquivo pessoal

OUÇA AGORA O EPISÓDIO COMPLETO:

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários